Dicas

Veja cinco dicas para acelerar seu metabolismo no verão

Garanta sua melhor forma com ações simples e o aconselhamento profissional.

Na Mira, com informações de Assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h25
(Foto: Reprodução/Internet)

O verão já chegou por aqui e, com certeza, os olhares para a saúde e para o corpo ficam mais exigentes nesta época. Por isso, não faltam dietas diferentes e medidas radicais para perder peso ou entrar em forma no período de férias. Entretanto, o cuidado deve ser redobrado, já que a saúde vem em primeiro lugar e nenhum exagero faz bem.

O nutricionista Diogo Círico, especializada em nutrição esportiva e suplementos alimentares, listou as principais dicas para acelerar o metabolismo durante o verão e otimizar a perda de gordura.

Termogênicos

Pode parecer milagre e até mesmo mentira, mas alguns ingredientes podem ajudar a emagrecer. É o caso dos termogênicos, que aceleram o metabolismo e estimulam o organismo a produzir mais calor que o habitual. O aumento da demanda de energia ajuda a promover um déficit no balanço energético, causando redução de gordura.

Segundo o nutricionista, “quando combinamos os termogênicos com uma dieta adequada e uma rotina de exercícios físicos, os resultados conseguem ser rápidos e significativos”. Aposte em ingredientes como canela, cafeína, guaraná em pó, pimenta, óleo de coco, chá verde e gengibre, além dos suplementos termogênicos.

Integrais

Os integrais, por si só, não conseguem acelerar nosso metabolismo e nem possuem menos calorias. O grande diferencial é a presença das fibras, que conseguem gerar uma sensação de saciedade maior por terem um tempo de digestão mais longo. Ao consumir os integrais, você favorece também a queima de gorduras e ajuda a melhorar o funcionamento do sistema digestivo. Opte pela substituição de alguns ingredientes, como pães e macarrão, além de lanches com barras de cereais e oleaginosas.

Exercícios e musculação

Outro fator que é muito importante para acelerar seu metabolismo durante essa época do ano são os exercícios físicos. Segundo o nutricionista Diogo Círico, uma rotina de exercícios garante que nosso metabolismo funcione melhor e que os resultados apareçam. “Diga adeus à preguiça e inclua os exercícios aeróbicos na programação”, aconselha Círico. O que deve ser evitado é redobrar a intensidade ou o tempo de treino antes das férias ou do final de semana, já que isso pode prejudicar o corpo.

Sono

A qualidade do sono influencia diretamente o metabolismo. Uma noite mal dormida implica em cansaço no dia seguinte. Além de preguiça e sonolência, nosso corpo libera hormônios que desaceleram o metabolismo em vez de fazer o contrário. As próprias reações ocorrem de forma mais lenta e, com certeza, você não renderá da mesma forma. “O descanso, assim como a dieta e o treino, é um dos pilares da boa forma. Por isso, é preciso dar a devida atenção às horas de sono”, explica o nutricionista.

Alimentação regrada

Ficar horas sem comer é uma atitude que impacta negativamente nosso organismo. A alimentação é o combustível para executarmos nossas atividades e, por isso, é preciso dar a devida atenção e ter cuidado na hora de selecionar os ingredientes e a programação ao longo do dia. Consulte sempre um nutricionista para ter o melhor aconselhamento sobre o que deve ser incluído, os horários e a quantidade de refeições.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.