20ª edição

Mostra Tiradentes recebe inscrições para oficinas gratuitas

Evento vai homenagear as atrizes Leandra Leal e Helena Ignez.

Na Mira, com informações da Ancine

Atualizada em 27/03/2022 às 11h26

TIRADENTES - Em 2017, a Mostra de Cinema de Tiradentes, que ocorre de 20 a 28 de janeiro, comemora duas décadas de realização. Até amanhã (5), estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas, tradicionalmente oferecidas ao público do evento. Serão dez modalidades, voltadas para públicos de diferentes idades e interesses, com uma oferta total de 240 vagas.

Para o público adulto, serão oferecidas as oficinas de Assistência de direção, com Marcelo Caetano; Direção de atuação para cinema, com Ricardo Alves Jr.; Gif Lumiére - Mostra Tiradentes 20 anos, com Henrique Kopke; Noções básicas de montagem e edição, com Daniel Brandi do Couto; Realização em curta digital, com Luiz Carlos Lacerda; e Trilha sonora aplicada, com Márcio Brant e Felipe Fantoni.

Já o público infanto juvenil pode se inscrever nas oficinas Animanídeos - Stop motion, com Henrique Kopke; Cinema, artes plásticas e meio ambiente, com Daniella Penna; Pinhole: fotografia sem câmera, com Bette Bullara; e Por trás da câmera, com Anna Rosaura e Bete Bullara. Clique aqui e veja os detalhes.

Os interessados devem preencher um formulário de inscrição, no site da Mostra Tiradentes. É permitida apenas uma inscrição por pessoa. Serão disponibilizadas 70 inscrições para cada oficina e, dentre estas, a comissão organizadora do evento fará a seleção dos interessados de acordo com o número máximo de vagas de cada oficina e de acordo com os critérios por ela definidos. Clique aqui para ler o regulamento das oficinas.

Homenagem à Leandra Leal e Helena Ignez

Para o evento deste ano, que terá como temática central Cinema em reação, cinema em reinvenção, foram escolhidas como homenageadas as atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal.

As homenagens serão prestadas na abertura da Mostra, no dia 20 de janeiro (sexta), no Cine Tenda, com a entrega do Troféu Barroco, oficial do evento. Na sequência, acontece a exibição do documentário Divinas Divas, estréia de Leandra Leal na direção. O tributo se estende no fim de semana, com a exibição dos filmes da Mostra Homenagem: Nome Próprio (2007), de Murillo Salles, com Leandra; A Mulher de Todos (1969), de Rogério Sganzerla, com Helena; e o curta A Miss e o Dinossauro (2007), dirigido por Helena. Também no fim de semana, ocorre o debate O percurso de Helena Ignez e Leandra Leal, que vai reunir as duas no centro de um bate-papo com a plateia.

Programação de curtas e longas em competição

Grande parte da programação do evento, que tradicionalmente abre o calendário de festivais nacionais, já foi divulgada. Entre os curtas-metragens, são 72 títulos, representando a produção de 11 Estados brasileiros, divididos em dez mostras temáticas: Mostra Foco, Panorama, Homenagem, Praça, Cena Mineira, Cena Regional, Experimentos, Formação, Jovem e Mostrinha. Clique aqui para conhecer a programação de curtas.

Já a Mostra Aurora, dedicada à exibição de longas-metragens inéditos de realizadores em início de carreira, completa dez anos em 2017. Sete filmes serão avaliados pelo Júri da Crítica e concorrem ao Troféu Barroco e a prêmios oferecidos pelos parceiros do evento. Foram selecionados Baronesa, de Juliana Antunes; Corpo Delito, de Pedro Rocha; Eu não Sou Daqui, de Luiz Felipe Fernandes e Alexandre Baxter; Histórias que nosso Cinema (não) Contava, de Fernanda Pessoa; Sem Raiz, de Renan Rovida; Subybaya, de Leo Pyrata; e Um Filme de Cinema, de Thiago B. Mendonça.

Para mais informações sobre a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, acesse o site oficial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.