Dicas de saúde

Nutricionista explica: não é preciso cortar gorduras da alimentação

Mas, atenção, o que importa é o tipo de gordura que você está consumindo.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Reprodução/ Internet)

BRASIL - Todo organismo precisa de gorduras. A afirmação pode até parecer estranha para alguns, mas a verdade é que elas são fundamentais para a saúde do corpo. Apesar da má fama que muitas vezes levam, se consumidas com moderação, elas são fonte de energia, facilitam a absorção de algumas vitaminas, são responsáveis por manter as paredes das células funcionando bem e têm papel fundamental na composição de hormônios importantes para a saúde.

A nutricionista Ana Carolina Moron Gagliardi explica que a gordura é classificada como macronutriente e conhecida também como lipídio, é formada por ácidos graxos unidos a um glicerol. “Toda gordura em excesso, que não é usada pelo corpo, é transformada pelo fígado em triglicerídeos, que são transportados pela corrente sanguínea até os tecidos adiposos para serem armazenadas como estoque de energia, na forma de gordura”, esclarece Ana Carolina.

A maior parte da gordura em nosso corpo e nos alimentos que consumimos está na forma de triglicerídeos, que são produzidos a partir do excesso de energia não utilizada pelo organismo. Os ácidos graxos são classificados como saturados e insaturados (monoinsaturados e poli-insaturados).

gora fica mais simples entender a importância do equilíbrio no consumo de gorduras e que o excesso pode torná-las prejudiciais para o corpo. A nutricionista Ana Carolina Moron Gagliardi explica que o consumo excessivo de gorduras pode provocar doenças cardiovasculares. Ela também aponta dez dicas importante sobre o assunto.

#DicasdaNutri

- Fique de olho na tabela de informação nutricional que vem no rótulo da embalagem;

- Não abuse: em média, o consumo diário de gordura não deve ultrapassar25% da ingestão calórica total, considerando uma dieta de 2.000 calorias diárias;

- Procure consumir peixes e carnes magras, e prefira preparações assadas ou cozidas;

- Evite frituras;

- Consumo sem exageros de oleaginosas (amêndoas, amendoim, nozes, castanhas);

- Coma com frequência e variedade frutas, verduras e legumes;

- Dê preferência a alimentos e grãos integrais;

- Evite o consumo excessivo de bebidas alcóolicas;

- Tente controlar o estresse;

- Pratique exercícios físicos regularmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.