Beleza & Saúde

Falta de higiene bucal pode provocar o mal de Alzheimer e doenças cardíacas

Especialista explica que prestar atenção na língua e nos dentes é tão importante quanto examinar o corpo.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
(Foto: Reprodução)

BRASIL - Em apenas 1mL de saliva, há, aproximadamente, 150 milhões de bactérias. O que muitos não imaginam é que, se a saúde bucal não está em dia, essas bactérias podem provocar inflamações na gengiva e, consequentemente, entrarem na corrente sanguínea e irem direto ao coração. De acordo com uma pesquisa, realizada pelo Instituto do Coração (Incor), 45% das doenças cardíacas tem origem na cavidade bucal, devido a cáries profundas com comprometimento do canal, gengivite, restos de dente e abscessos.

O dentista especialista em periodontia, Alessio Uemura, reafirma os dados do estudo e alerta que mais do que um belo sorriso, a saúde bucal está ligada, diretamente, ao coração. “A saúde da boca é primordial para um coração saudável. Quando os dentes não são bem cuidados, as bactérias responsáveis pelas cáries e gengivites encontram um espaço para habitar. Esse quadro evolui silenciosamente, as bactérias atuam de forma cada vez mais profunda, vão para corrente sanguínea e se alojam nos tecidos do coração”. Uemura diz, ainda, que “o principal sintoma a ser observado é o sangramento, já que uma gengiva saudável não sangra”, explica.

De acordo com Alessio, as bactérias presentes na gengiva e periodontite podem provocar, também, um parto prematuro. “Elas colonizam a placenta e podem fazer com que ela se rompa antes do tempo”, afirma.

Pessoas com pouca higiene bucal ou gengivite correm, também, grande risco de desenvolver a doença de Alzheimer, foi o que um estudo conduzido pela Escola de Medicina e Odontologia da Universidade Central de Lancashire (UCLan) descobriu. Os pesquisadores examinaram pacientes com e sem a doença degenerativa e descobriram a presença da Porphyromonas (bactéria associada à doença periodontal crônica) no cérebro das pessoas com Alzheimer.

Afaste as doenças

Fazer visitas pelo menos duas vezes por ano ao dentista é o melhor caminho para manter a boca, o coração e mente saudáveis. Quem tem problema cardíaco e diabetes deve procurar um profissional com mais regularidade.

Outra forma de manter o inimigo longe é adotar hábitos de higiene adequados sempre após as refeições. “Adotar uma rotina de escovação dos dentes e língua, utilizar o fio dental e antisséptico bucal é a indicação mais assertiva para evitar doenças. Fazendo isso todos os dias depois de se alimentar vai prevenir a periodontite, inflamação que atinge a gengiva e, consequentemente, diminuir os riscos de entrada de bactérias na corrente sanguínea”, conta o especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.