Saúde

Terçol: descubra como evitar, sintomas e formas de tratamento

Especialista explica por que ocorre a inflamação na pálpebra dos olhos.

Portal EBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h29
Terçol é uma inflamação na pálpebra do olho próximo do cílio.
Terçol é uma inflamação na pálpebra do olho próximo do cílio. (Foto: Reprodução)

A médica oftalmologista, Taís Saraiva, explica que a má higienização das pálpebras, sujeira, resíduo de maquiagem e mãos sujas nos olhos podem causar terçol.

“Nas nossas pálpebras, próximo onde nascem os cílios, temos várias glândulas que produzem líquidos que fazem parte das lágrimas. Por algum motivo, essas glândulas ficam inflamadas e entopem, acumulando o líquido formando uma bolinha, o terçol”, explica a oftalmologista.

A doença não é contagiosa. O sintoma é uma pequena bolinha dolorida no olho, parecida com espinha. A recomendação é não tentar espremer o terçol. Para tentar amenizar a dor, o paciente pode fazer compressa com água morna e procurar o médico para o diagnóstico.

Em casos mais graves, a inflamação do terçol pode se transformar em calázio. Taís Saraiva explica que calázio é um pequeno tumor que precisa de cirurgia para ser removido.

Ouça a entrevista completa:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.