Confira as dicas!

Especialista revela dicas para transformar a inveja em motivação

Modelagem é o princípio trabalhado pela Programação Neurolinguística para eliminar crenças limitantes.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
(Foto: Reprodução/ Internet)

A inveja, assim como o ciúmes, pertence ao grupo de sentimentos que regulam e sinalizam as relações interpessoais, geralmente vista como uma emoção negativa quando se almeja algo pertencente ao outro.

Segundo o Master Coach especialista em Inteligência Emocional do Instituto IDEAH, William Ferraz, a inveja possui dois lados, a ambição e a limitação. “Chamamos de ambição o lado positivo da inveja, por trazer ao indivíduo o aumento de possibilidades de se conquistar algo e lhe propicia estímulos para sair da zona de conforto. Já a limitação corresponde ao lado negativo da inveja, por fazer com que a pessoa entre em pensamentos de fracasso, sem nenhum estímulo para alcançar o que deseja.”, explica.

A Programação Neurolinguística (PNL) trabalha um princípio chamado modelagem, que consiste em trabalhar a inveja por uma lado positivo, para trazer resultados diferentes e desejados para qualquer pessoa. “Esse princípio inibe crenças limitantes e expande a consciência para um aprendizado de padrões mentais que levam a desempenhos excepcionais. Desta forma, podemos modelar qualquer comportamento.”, completa William.

O especialista revela quatro dicas para trabalhar este sentimento da melhor forma:

Ter sempre como referência o melhor de si mesmo e não se comparar aos outros.

Perceber quais os comportamentos/pensamentos que trazem o lado positivo da inveja (a ambição), e tentar tornar tais comportamentos/pensamentos mais frequentes.

Contrariamente evitar os comportamentos e pensamentos que aflorem o lado negativo da inveja (a limitação).

Tentar entender a razão da inveja estar presente em determinada situação ou com determinada pessoa e se permitir possuir tal sentimento sem culpa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.