Curiosidade

Dez dicas para deixar o seu computador mais rápido

Saiba algumas formas de pôr um fim na lentidão em frente ao PC.

Na Mira com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(google)

Segundo dados da Ipsos Connect, cerca de 59% da população brasileira possui computador desktop ou notebook. Entre estes, 77% acessaram a internet nos últimos sete dias. Com isso, é comum que downloads diários de arquivos, fotos e instalação de programas sejam feitos, deixando o PC mais lento. Para solucionar esse problema, o coordenador e professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Fábio Lippi Silva, listou 10 dicas:

Imagens da área de trabalho: prefira manter a área de trabalho sem imagens no plano de fundo. Isso acelera o carregamento do computador na hora do start e, também, na troca de janelas. Caso use alguma imagem de fundo, procure colocar imagens em JPG com no máximo 200kb.

Efeitos visuais do Windows: desabilite os efeitos que embelezam o computador, como os de transição de janelas, sombreamentos, etc. Para isso, clique em Iniciar > Meu Computador [botão direito do mouse] > propriedades > configurações avançadas do sistema > desempenho > configurações. Nessa tela, escolha a opção de "Melhor desempenho", que irá deixar o computador sem os efeitos visuais. Com isso, o desempenho da máquina fica muito bom. O visual é bem mais simples, mas a melhora no desempenho é certa.

Backup de arquivos antigos: faça backup de arquivos muito antigos em pelo menos dois lugares (sendo sempre um em nuvem) e os elimine do computador. Se não foram utilizados nos últimos 20 anos, não faz sentido ocuparem espaço na máquina.

Desinstalação de programas: desinstale programas que não usa. É comum ter programas instalados na máquina que foram utilizados somente uma vez. O mesmo ocorre com aplicativos de smartphones. A cada três ou quatro meses, faça uma limpeza geral dos softwares que estão instalados e que não utiliza mais.

Antivírus: boa parte dos problemas de desempenho podem ser evitados com um antivírus. Os vírus instalados nas máquinas têm ações diversas, mas sempre são criados pacotes de "serviços em execução" para eles. Alguns vírus (geralmente trojans) ficam trabalhando de forma oculta, ocupando memória da máquina.

MSCONFIG (recomendado apenas para usuários avançados): selecione a opção Iniciar > executar > digite MSConfig. Nesse local, na aba de "Inicialização de programas", escolha quais programas deseja que sejam iniciados quando o computador for ligado. Quase todos os programas instalados entram nesta lista e nem percebemos, mas nem sempre precisamos deles. Procure deixar só programas indispensáveis. Cuidado para não confundir inicialização de programas com inicialização de serviços. Uma confusão aqui pode fazer seu Windows simplesmente não ligar.

Instalação de programas na internet: cuidado ao acessar sites que solicitam a instalação de barras de busca, emoticons, tradutores, etc. Simplesmente não os instale. Além da possibilidade de conterem vírus, ocupam espaço de memória e ainda diminuem a área de visualização dos sites. Tenha cuidado, pois quando instalamos alguns programas, o instalador pergunta de forma disfarçada se o usuário quer instalar estes outros programas e a caixinha sempre vem marcada como "sim".

Downloads e instalações: ao fazer downloads, tenha certeza de que está baixando exatamente o que deseja. Muitos dos links que aparecem na busca de um programa, música, vídeos ou outros arquivos, são falsos e direcionam a sites ou programas que contêm vírus.

E-mails e banners/botões falsos: tenha cuidado ao abrir e-mails ou clicar sobre banners ou botões falsos com mensagens como "Sua fatura", "Promoção", "Você foi sorteado", "Seu nome está sujo", "Mensagem importante", etc. Em 99% dos casos, isso é um vírus ou programa indesejado. Cuidado quando estiver em sites para baixar arquivos, pois, muitas vezes, um botão grande e bem colorido aparece com a palavra "DOWNLOAD" ou "CLIQUE PARA BAIXAR", estes botões são falsos. Normalmente o link correto aparece de forma singela, sem muito alarde.

Arquivos temporários de internet e downloads: sempre que uma pessoa navega na internet ou lê e-mails, visita sites, abre arquivos, figuras, slides de PowerPoint, baixa arquivos para o computador, esses arquivos ocupam espaço em disco e vão deixando o desempenho do computador mais lento. Faça a limpeza do histórico de navegação, dos arquivos temporários de internet e apague os arquivos da pasta de downloads.

Outra dica importante é: procure um técnico especializado pelo menos uma vez por ano para limpar o computador.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.