No primeiro dos três dias de festa

Jazz e Blues Festival 2017 apresenta seis atrações

O Festival ocorre entre os dias 11 e 13, na cidade de Barreirinhas.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
Alma Thomas.
Alma Thomas. (Foto: Pedro Milman)

BARREIRINHAS - Em agosto, é tempo de curtir música boa na 9º edição do Jazz e Blues Festival 2017. Durante a sua vasta programação, artistas de renome encantam ainda mais a linda cidade de Barreirinhas nos dias 11, 12 e 13.

Na sexta-feira (11), nomes como Bebê Kramer e Alma Thomas e Trio são a pedida certa para o festival. Saiba mais sobre os artistas desse dia!

20h - Jazzencontros (MA)

A banda foi formada em 2013 e encanta o público com belos arranjos, improvisos e o jazz cantado. No repertório, releituras de músicas brasileiras com versões originais. O grupo é formado pelo guitarrista Marcones Pinto, a cantora Gabriela Marques e o cantor James Pierre, a violonista Glícia Lorainne, o baterista Francélio Cantanhede, a pianista Thais Sena e o baixista Paulo Pontes. Desde o início a Jazzencontros se apresenta em diversos tipos de eventos, entre eles, em festivais de música. No Lençóis Jazz & Blues Festival, a banda apresentará canções do show inédito Around the World: De todo canto que mostrará vários swings de jazz (do oriental ao Manouche).

22h15 - Roda Gingante - Arismar do Espírito Santo, Bebê Kramer, Gabriel Grossi e Sérgio Coelho (SP)

É referência em vários instrumentos como bateria, contrabaixo, piano, guitarra e violão. Já recebeu o Prêmio Sharp de Música e foi eleito um dos 10 melhores guitarristas / violonistas do Brasil (Revista Guitar Player). Ministra Master Classes e apresenta concertos em circuitos universitários dos EUA, na Dinamarca, na Argentina, Uruguai e em várias cidades brasileiras. Tem uma vasta discografia. Atualmente o músico apresenta seu trabalho mais recente: o Projeto Alegria nos Dedos, composto de CD (Maritaca), Songbook e Oficinas de Criação Musical. Em Barreirinhas Arismar vai apresentar o repertório do CD dele intitulado Roda Gingante e para isso reuniu um time de músicos de primeira grandeza: Bebe Kramer (acordeon), Gabriel Grossi (gaita) e Sérgio Coelho (trombone).

Bebê Kramer (Alessandro Kramer)

Esse músico e compositor gaúcho de Vacaria já foi considerado pela crítica européia a grande revelação do Festival do Acordeon Mundial (Áustria). Hoje, no Brasil e no exterior, é um dos nomes mais significativos da nova geração de acordeonistas. Gosta de tocar os ritmos do Rio Grande do Sul com outros sotaques. E sempre com uma forte energia. Com a Banda Dr. Cipó, gravou três CDs, sendo que no primeiro a maioria das músicas é de sua autoria. Com Alessandro Kramer Trio (com Guinha Ramires e Alegre Corrêa) gravou, na Áustria, o CD Laçador, o qual apresentou em diversos países da Europa e surpreendeu público e crítica. Tem outros CDs gravados e já participou, ao lado de Yamandu Costa, da gravação de um DVD ao vivo, com o qual excursionou pela China e Japão.

Gabriel Grossi

É considerado um dos maiores representantes da harmônica da atualidade. Além de carreira solo estabelecida dentro e fora do país, é integrante do Hamilton de Holanda Quinteto, conjunto vencedor do prêmio Tim 2007 e finalista do Grammy Latino por três vezes consecutivas. Gabriel foi parceiro frequente do consagrado clarinetista Paulo Moura, com quem atuou por muitos anos. Com 9 discos lançados, gravações e shows com grandes nomes da música nacional e internacional (Hermeto Pascoal, Chico Buarque, Ivan Lins, João Donato, Dave Matthews, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, entre outros) e diversas turnês ao redor do mundo, Gabriel coleciona um extenso currículo agregando experiência, reconhecimento e reverência do grande público e dos que mais conhecem do assunto.

Sérgio Coelho

O músico catarinense é considerado um dos mais criativos trombonistas da nova geração. Dono de uma técnica aprimorada e de um cuidado especial pela linguagem brasileira, o catarinense encanta o público por onde passa. Em 2008, lançou um CD solo independente, Sergio Coelho – Trombone. Já participou de diversos projetos como o programa Mosaicos, da TV Cultura e o musical Os Produtores, dirigido por Miguel Falabella. O músico já se apresentou com o renomado baixista Glauco Sölter, participou do lançamento do disco de Arismar do Espírito Santo, no SESC Pompéia, e tocou com músicos como Toninho Horta, Vinícius Dorin, Daniel Alcântara, Edu Ribeiro, Jorginho do Trompete, entre outros. Atualmente se apresenta com o grupo paranaense Samba na Surdina, que resgata a magia das gafieiras, e também participa de shows e festivais Brasil afora.

23h30 - Alma Thomas e Trio (USA)

A cantora, compositora e arranjadora é de New York. Conquista fãs Brasil afora desde sua celebrada participação no The Voice Brasil, em 2012. Seu repertório respeita a tradição do jazz, blues, bossa nova, samba e mpb. O que pode ser visto em composições incluídas nas trilhas sonoras dos longas Se Eu Fosse Você e De Pernas Pro Ar, e das novelas globais Passione e, mais recentemente, Pega, Pega (onde canta a balada que é tema da personagem Luiza, interpretada por Camila Queiroz), ambas da Rede Globo. Tem 3 CDs autorais lançados. Em 2017, lançou o single Broke My Heart In Two versão em inglês do hit Você partiu meu coração, do Umberto Tavares e Jefferson Junior. Já se apresentou em diversos festivais de música, entre eles, O de Jazz no Rio de Janeiro (American Airlines Jazz Festival, Lavradio Jazz Fest).

O festival conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), e do Governo do Estado do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo a Cultura e os apoios culturais do Sesi / Fiema, Sebrae, Prefeitura Municipal de Barreirinhas, Viluma Construtora, Tory Brindes, TV Mirante e TV UFMA - Realização Tutuca Viana Produções.

Veja mais no site oficial do festival e nas redes sociais: Twitter (@lencoisfestival), Instagram (@lencoisfestival) e Facebook (LencoisJazzBluesFestival).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.