Eleições

Opositor de Putin tem recurso negado para disputar eleições

O tribunal Supremo da Rússia rejeitou o recurso de Alexei Navalny.

Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
(Foto: reprodução)

MUNDO – De acordo com informações divulgadas pelo órgão, a candidatura de Navalny foi negada por ele ter sido condenado por um crime grave e, por isso, não está considerado apto para concorrer às eleições."O Supremo não vê motivos para satisfazer a reivindicação. A decisão é legal e fundamentada", destacou órgão na decisão.

Alexei Navalny foi condenado no mês de fevereiro a cinco anos de prisão por apropriação indébita. Sendo assim, ele ficará inabilitado durante dez anos. A defesa de Navalny anunciou que recorrerá da decisão no próprio Supremo e no Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

O advogado de Navalny afirmou que já previa uma decisão política, mas continuará a defesa em todas as fases do recurso. A decisão de negar a candidatura do opositor foi condenada pela União Europeia e pelos Estados Unidos. O Ministério de Relações Exteriores da Rússia considerou as condenações como uma "ingerência direta" de americanos e europeus nos assuntos internos do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.