Após tentativa de Golpe de Estado

Governo da Turquia manda fechar dezenas de jornais e emissoras de TV e rádio

Após uma tentativa de Golpe Militar no país o Governo ordenou o fechamento de veículos de comunicação.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30
Governo também mandou prender mais de 40 jornalistas.
Governo também mandou prender mais de 40 jornalistas. (Foto: Reprodução)

TURQUIA - O governo da Turquia anunciou, nesta quarta-feira (27), que ordenou o fechamento de 45 jornais, 16 emissoras de TV e 23 estações de rádio em todo o país. A decisão aconteceu após uma tentativa de Golpe de Estado no país, que foi impedida por populares e pelo próprio governo.

Segundo informações divulgadas pela agência de notícias Anadolu, o governo do presidente Recep Tayyip Erdogan também ordenou a prisão de mais de 40 jornalistas no começo da semana. A maioria dos jornalistas presos são ex-repórteres de um jornal de oposição ao governo de Erdogan, que foi fechado em março.

Leia também:

Turquia: populares usam Twitter para divulgar imagens

Turquia confisca quase 11 mil passaportes, com ordem do Governo

Tentativa de golpe: 30 governadores e 7.899 policiais são detidos na Turquia

O Golpe

Erdogan acusa o movimento Gülen de ter organizado o golpe de Estado no país. O grupo é liderado pelo clérigo exilado voluntariamente nos Estados Unidos, Fethullah Gülen. Segundo o presidente, “os gülenistas estariam infiltrados em todos os aparatos do Estado”.

Mais de 15 mil pessoas já foram presas no país por suspeita de envolvimento na revolta e, o governo mandou confiscar mais 11 mil passaportes do Turcos. Segundo informações do Exército, que divulgou um comunicado oficial, 8.651 militares participaram da tentativa de golpe.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.