Saúde pública

OMS decreta fim de emergência internacional para ebola

Até o fim de 2015, mais de 11 mil pessoas morreram por causa da doença.

Imirante.com, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h34
Em 2013, teve início a epidemia de Ebola, o mais mortal dos surtos da doença tropical.
Em 2013, teve início a epidemia de Ebola, o mais mortal dos surtos da doença tropical. (Foto: Reprodução)

GENEBRA – Nesta terça-feira (29), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim da epidemia do vírus Ebola na África Ocidental. “A epidemia de Ebola na África ocidental não representa uma emergência de saúde pública de alcance internacional”, declarou a diretora da OMS, Margaret Chan, em uma conferência de imprensa em Genebra.

Em 2013, teve início a epidemia de Ebola, o mais mortal dos surtos da doença tropical-sendo que, em 2014, foi declarada emergência internacional. Até o fim de 2015, mais de 11 mil pessoas morreram por causa da doença, a maioria na Guiné-Conacri, na Libéria e na Costa do Marfim, em cerca de 28.000 casos registrados.

A diretora da OMS destacou que esses três países continuam vulneráveis a um ressurgimento do vírus, como é o caso registrado na Guiné-Conacri, onde há vários casos em observação e cinco pessoas morreram.

“O risco de alastramento internacional é agora baixo, e os países têm atualmente capacidade para responder rapidamente a novas emergências do vírus”, disse a dirigente da Agência das Nações Unidas para a Saúde Pública.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.