Asilado

Rússia renova asilo a Edward Snowden por mais três anos

O norte-americano está asilado na Rússia desde agosto de 2013.

Agência Brasil, com informações da Agência Lusa

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Foto: Reprodução/Internet)

BRASÍLIA - O governo da Rússia autorizou o ex-analista de informações da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, a permanecer por mais três anos abrigado no país. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (6), pelo advogado de Snowden, Anatoli Kutcherena.

O norte-americano está asilado na Rússia desde agosto de 2013. No início daquele ano, o analista de informações revelou a jornalistas que a NSA estava utilizando programas secretos de espionagem em massa para monitorar mensagens eletrônicas e conversas telefônicas de cidadãos e autoridades de vários países. Entre as pessoas que tiveram conversas interceptadas estão a presidenta Dilma Rousseff e diretores da Petrobras.

A validade do novo asilo temporário entrou em vigor na última sexta-feira (1º) e permite que Snowden deixe a Rússia e viaje para o exterior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.