Comissário de Segurança adverte UE de que distúrbios podem se espalhar

EFE

Atualizada em 27/03/2022 às 14h33

ROMA - O comissário europeu de Segurança, Liberdade e Justiça, Franco Frattini, advertiu nesta quarta-feira que, se a União Européia não tomar medidas conjuntas, há risco de os graves distúrbios ocorridos na periferia de Paris e em outras importantes cidades da França contagiarem outros lugares.

Em entrevista ao diário italiano "Il Giornale", Fratini afirma que "tinha razão" quando defendeu um enfoque europeu na política de integração, rechaçada por alguns países-membros, como Alemanha e Holanda.

O comissário insistiu que os 25 países-membros, e não cada país individualmente, devem "adotar o mais rapidamente possível uma resposta política comum para os problemas evidenciados por todos os sublevados na periferia parisiense".

O comissário disse que, se a UE ficar quieta, "os focos de protesto poderiam se espalhar" e se referiu aos "sinais de contágio" já evidentes em Bruxelas e Berlim.

Fratini disse que a primeira reação "urgente e necessária" aos distúrbios é o uso das forças da ordem e colocar em andamento uma estratégia para criar políticas de integração.

O comissário afirmou que a "Europa é um conjunto de valores" e, se os imigrantes querem permanecer nela, têm que respeitá-los.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.