SOM DAS PRAIAS

Após falar em patentear símbolo clássico do metal Gene Simmons é criticado por viúva de Dio

Wendy Dio disse que o Sinal do metal "pertence a todos"

João Marcus

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(Gene Simmons)

Gene Simmons gerou polêmica ao tentar registrar a patente de um símbolo clássico do rock, o chifre feito com os dedos, e, Wendy Dio, viúva de Ronnie James Dio, do Black Sabbath, registrou seu desagrado com a atitude do músico. Em entrevista, ela disse que é terminantemente contra a atitude do fundador do Kiss.

"Tentar ganhar dinheiro com algo como isso é nojento. O símbolo pertence a todo mundo, não pertence a uma só pessoa. É algo de domínio público, não deveria ser comercializado. É rídiculo, eu acho, com toda honestidade. Acho que ele se tornou um completo tolo".

Uma das argumentações de muitos fãs era de que, na verdade, Dio era o criador real do gesto dentro do movimento do metal. Mas Wendy também não concorda com isso, observando rapidamente que seu marido também não deve ser creditado como dono do gesto. Ela apontou que o cantor, que morreu em 2010, passou a usar o gesto como referência a um antigo símbolo italiano que ele aprendeu com sua avó, que o usava para afastar o mal.

O líder do Kiss abriu um pedido no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA para ter a titularidade da marca do gesto icônico, alegando que o gesto teria sido usado comercialmente pela primeira vez em 14 de novembro de 1974, durante uma tour do Kiss.

O principal problema para Simmons nesse caso será provar que o símbolo é de fato dele. O sinal dos chifres historicamente já está associado ao diabo e sua aplicação pode ser rastreada séculos atrás em várias culturas.

Além disso, o gesto de Simmons é idêntico ao gesto da língua de sinais americana para "eu te amo", e isso pode representar o maior obstáculo que a equipe jurídica do artista terá no caminho da obtenção do registro.

Na própria cultura pop, o gesto pode ser encontrado em várias outras referências. A posição dos dedos é idêntica ao gesto feito pelo Homem-Aranha e até mesmo John Lennon foi fotografado fazendo algo bastante semelhante com a mão ainda em 1966.

Ouça @mirantefm MUITO MELHOR

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.