MPM

César Nascimento vai receber o Título de Cidadão Maranhense

A solenidade vai ocorrer no dia 1º de dezembro, no Plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
César Nascimento é natural do Piauí. O músico começou a carreira artística em São Luís (MA)
César Nascimento é natural do Piauí. O músico começou a carreira artística em São Luís (MA) (César Nascimento)

O cantor e compositor César Nascimento vai receber o Título de Cidadão Maranhense, no próximo dia 1º de dezembro, quinta-feira, às 11h, em Sessão Solene no Plenário Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

A comenda foi solicitada pela Deputada Estadual Graça Paz (PSL), que também é autora do projeto de lei de nº 179/2016 que torna a música “Ilha Magnética”, de autoria de César Nascimento, Bem Cultural e Imaterial do Maranhão, sancionado recentemente pelo Governador do Estado.

Além de “Ilha Magnética”, a música “Ilha Bela” de Carlinhos Veloz foi transformada em Bem Cultural e Imaterial do Maranhão neste mesmo projeto.

César Nascimento é natural de Teresina (PI) mas começou carreira artística em São Luís, capital do Maranhão.

“Ilha Magnética” entre muitas de suas músicas fazem parte do cancioneiro popular do Estado. Exemplo delas: “Serenin”, “O Radinho”, “Maguinha do Sá Viana”, “Sananinha de Baião”, “Galeguinha”, “Janela Aberta” e “Lençóis de Areia”.

A iniciativa do Título de Cidadão Maranhense a César Nascimento vem coroar os 35 anos de carreira do músico, que mora, atualmente, em Petrópolis (RJ).

Ele está finalizando o CD “Arrasta-pé do César Nascimento” e já planeja seu próximo disco de carreira, além de um DVD em fase de produção, chamado “O violão de César Nascimento”. A previsão de lançamento do trabalho é para 2017.



Histórico

1982 - Ganha, no Festival da TV BAND, em São Luis (MA), com “Nordeste de fulô”, o prêmio de melhor música pelo Júri Popular.
1983 e 1984 - faz seus primeiros shows em bares da cidade.
1985 - Participa do Festival Viva, onde, como um dos premiados, faz sua primeira gravação em disco.
1986 - Realiza, sob a direção de Euclides Moreira Neto, o show “Fluindo”, no teatro Arthur Azevedo.
1987 - Faz o show “Caçador de corações”, com direção de Leda Nascimento e iluminação de Nerine Lobão.
1989 - Grava, no Rio, seu primeiro LP “Ilha Magnética”.
1990 - Grava, em São Luís, seu segundo LP “César Nascimento”.
1992 - Grava seu primeiro cd:" Reggae Sanfonado “
1993 - Vence, em São Luís, o festival Canta Nordeste com a música O Radinho
1994 - Grava o cd “O Radinho”.
1995 - Grava, com mixagem nos EUA, pela gravadora Atração, o cd “Internetion@l”, numa alusão à forte chegada da internet no Brasil.
1996 - Junta-se a Carlinhos Veloz e forma a dupla Baião de Dois, com um CD gravado e uma grande temporada de shows no Brasil e no exterior, tendo como madrinha a Alcione.
1998 - Grava o CD Pescador de Sereia.
2000 - Participa, com a música “Fogueira”, do Festival da Música Brasileira e se muda para o rio de Janeiro com a família.
2001 - Monta, na Lapa, no Rio, sua oficina de percussão com Ritmos do Maranhão.
2002 - Grava o cd Serenin.
2003 - Realiza durante seis meses, no Rio de Janeiro, projeto semanal “César Nascimento – Tambô, forró é convidados” onde recebe Amelinha, Alcione, Nonato Buzar, Mestre Felipe, entre outros.
2004 - Participa do projeto UFF – Interculturalidades, durante dois anos, em Niterói (RJ).
2005 - Muda-se com a família para Petrópolis (RJ), onde faz vários shows e oficinas nos festivais de inverno e teatros da cidade.
2008 - Inicia, sob direção de Natanael Junior, a gravação do projeto dvd e cd Ilha Magnética, a ser lançado nos 400 anos de fundação de São Luis.
2009 - Compartilha, durante três anos seguidos, os seus conhecimentos sobre percussão do Maranhão com músicos profissionais da França.
2012 - Lança, dentro nos 400 anos da cidade de São Luís (MA), o CD e o DVD, Ilha Magnética, com depoimentos, entre outros, de Ferreira Gullar e Alcione.
2014 - Lança o primeiro CD do projeto “Arrasta-pé do César Nascimento”, com uma das músicas em homenagem a João do Vale.
2016 - Grava uma participação especial no DVD “25 anos de Chagas da Maioba”.
César vai receber Título de Cidadão Maranhense. Finaliza o CD “Arrasta-pé do César Nascimento”. Planeja seu próximo disco de carreira e um DVD, em fase de produção, chamado “O violão de César Nascimento” para 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.