Lembrança

Vinte anos sem os Mamonas Assassinas

Os cinco integrantes morreram em um acidente aéreo, no dia 2 de março de 1996, em São Paulo.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
Dinho, Bento Hinoto, Julio Razek e os irmãos Sérgio e Samuelo Reoli, os cinco integrantes dos Mamonas Assassinas, a modelo e apresentadora Nereide Nogueira, e a emblemática Brasília Amarela.
Dinho, Bento Hinoto, Julio Razek e os irmãos Sérgio e Samuelo Reoli, os cinco integrantes dos Mamonas Assassinas, a modelo e apresentadora Nereide Nogueira, e a emblemática Brasília Amarela. (Mamonas Assassinas)

20 anos sem os Mamonas Assassinas. O tragédia com a banda de Guarulhos aconteceu no dia 2 de março de 1996.

Comoção

Alecsander Alves (Dinho), de 24 anos, vocalista e líder da banda; Alberto Hinoto (Bento), de 26, guitarrista; Júlio Cesar Barbosa (Júlio Rasec), de 28, tecladista; e os irmãos Samuel e Sérgio Reis de Oliveira (Samuel e Sérgio Reoli), de 22 e 26, respectivamente baixista e baterista, morreram em acidente aéreo, em São Paulo.

No mesmo avião estavam o piloto, Jorge Martins, o copiloto, Alberto Takeda, e dois funcionários da banda: o segurança Sérgio Saturnino Porto e o roadie (e primo de Dinho) Isaac Souto.

No dia 2 de março, enquanto voltavam de um show em Brasília, o jatinhoLearjet em que viajavam, modelo 25D prefixo PT-LSD, chocou-se contra a Serra da Cantareira, em Guarulhos, numa tentativa de arremetida, matando todos que estavam no avião.

O enterro, no dia 4 de março no cemitério Parque das Primaveras, em Guarulhos-SP, fora acompanhado por mais de 65 mil fãs

Imitação

A Brasília mostrada pelo SPTV pertence a uma banda cover dos Mamonas Assassinas, a Banda Somrisal, que se orgulha de ser uma das primeiras e por ter sido nomeada "banda cover oficial" pelos próprios Mamonas Assassinas.

Irreverência

A carreira dos Mamonas Assassinas, durou de 23 junho de 1995 até 2 de março de 1996 (pouco mais de 7 meses). Tiveram um sucesso meteórico.

Com um único álbum de estúdio, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, o grupo vendeu mais de 3 milhões de cópias no Brasil, sendo certificado com disco de diamante comprovado pela ABPD além do disco de diamante num acervo particular do grupo possui discos de ouro, platina, dupla platina com o sucesso de venda do único álbum da banda [1] . Com letras bem-humoradas, o álbum lançou os "Mamonas" ao estrelato nacional.

Clássica

"Pelados em Santos" foi um dos grandes "hits" da banda. A música foi lançada em 1995. E a Brasília Amarela tornou-se um símbolo dos Mamonas. O veículo original, comprado na época pelo vocalista Dinho, foi leiloado, depois abandonado, e finalmente virou sucata. Há quatro meses, porém, a família do cantor resgatou o veículo e aproveitou as peças para recriar o carro amarelo em um chassis de outra Brasília.

Na canção, um dos principais sucessos da banda, Dinho cantava: "Minha Brasília amarela tá de portas abertas pra mode a gente se amar pelados em Santos".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.