Clássico e Atemporal

Documentário sobre a história do disco Bandeira de Aço está disponível no YouTube

O documentário tem roteiro e direção de Celso Borges. O disco foi gravado por Papete, em 1978, pela Discos Marcus Pereira.

Pedro Sobrinho / Jornalista

- Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
Momento emblemático do show tributo Bandeira de Aço -  35 anos, no Teatro Artur Azevedo.
Momento emblemático do show tributo Bandeira de Aço - 35 anos, no Teatro Artur Azevedo. (Bandeira de Aço)

No dia 28 de maio de 2013, no Teatro Artur Azevedo, o projeto BR-135, idealizado pelo Criolina [leia-se Alê Muniz e Luciana Simões], reverenciou os 35 anos do CD "Bandeira de Aço", gravado por Papete, em 1978, pela Discos Marcus Pereira. Finalmente, o documentário no YouTube.

O filme fez um passeio pela linha do tempo dos compositores Sérgio Habibe, Josias Sobrinho, Ronaldo Mota, César Teixeira e suas músicas, da cena musical ludovicense produzida no fim dos anos 1970 e da importância dela no cenário maranhense da época, em que o Laborarte, o bairro da Madre Deus, a catuaba do Diquinho, as viagens para Alcântara, os bares existentes na periferia e Centro Histórico de São Luís, serviram de apoio para que surgisse um movimento de artes integradas à base de autenticidade, frescor, poesia, lirismo, boêmia, uma curtição sem vaidade, cujo o tempo jamais vai apagar.

Legado

O mais interessante no documentário apresentado com roteiro e direção de Celso Borges, coedição de Beto Pio, Alex Soares e Amanda Simões, assinando a produção do vídeo-cenário, participações de Maristela Sena e Andréa Oliveira, foi o de desmistificar o imbróglio que envolveu a produção do “Bandeira de Aço”, com o depoimento dos cinco protagonistas dessa novela.

O desfecho foi que todo mundo saiu convencido de que o maior beneficiado nessa polêmica, envolvendo direitos autorais, foi o disco, lançado em 1978, em formato de Long- Play (LP). Um trabalho concebido em pleno regime da ditadura militar no Brasil, feito por uma’rapaziada’ que tinha a certeza que estava construindo uma musicalidade consistente, capaz de emocionar ao produtor Marcus Pereira, ao ouvir cada faixa em fita-cassete apresentada a ele por Papete. E no fim de cada audição, Marcus Pereia conceituou aquela sonoridade, produzida lá pelos anos 70, como algo que ‘representava a alma do povo brasileiro’. Daí, nasceu o “Bandeira de Aço”, um legado que está presente na vida de quem faz música agora. Assista o documentário...

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.