MPM

Luciana Bittencourt: a nova voz feminina que faz eco no Reggae do MA

A cantora, que não gosta de rótulos, faz show neste domingo, a partir das 19h30, na Escadaria do Beco Catarina Mina, na Praia Grande.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
Luciana Bittencourt diz ter afeição pelo reggae, mas gosta de interagir com outras vertentes da música.
Luciana Bittencourt diz ter afeição pelo reggae, mas gosta de interagir com outras vertentes da música. (Luciana Bittencourt)

A cantora Luciana Bittencourt 32 anos, é a nova diva do Reggae no Maranhão. Pertencente a um clã artístico, cuja a irmã é a cantora Flávia Bittencourt, e o patrono é o avô Fulgêncio Pinto, compositor, multiinstrumentista, folclorista e fundador do Instituto Histórico-Geográfico do Maranhão, Luciana foi categórica em afirmar, em entrevista ao site da Mirante FM, que não gosta de rótulos. Ela disse que sempre teve afeição pelo reggae, mas que foi o reggae que a chamou para o seu universo. E complementa destacando a sua chegada na banda Kazamata e da sua produção solo e paralela.

- Eu gosto de música. Mas, sempre tive vontade de fazer um trabalho com a linguagem do reggae. A primeira experiência com o gênero jamaicano foi em Sidney, na Austrália, em 2014, quando fui convidada pelo dono do bar Quarta Nossa para cantar reggae, após ele ter visto um vídeo em que eu interpretava a canção "Think Twice", conhecida no Maranhão como a "Melô da Poliana", interpretada por Dona Marie. Fiz um show de duas horas no bar. Isto aconteceu em novembro de 2014. Logo depois retornei para São Luís. Recebi o convite do pessoal da Kazamata para uma participação no tributo a Bob Marley, no Amsterdam Music Pub, em julho do ano passado, pelo projeto Pub Roots. Acabei ficando na banda, mas sigo com os meus trabalhos paralelos - assegura.

Show

A advogada, que tem paixão pela música, e que a define como uma arte com abrangência enorme, Luciana abraçou o trabalho com a moçada da Kazamata, mas também é senhora do seu próprio destino. O maior exemplo é o show que a cantora realiza, neste domingo, dia 24, a partir das 19h30, na Escadaria do Beco Catarina Mina, na Praia Grande, dentro do projeto Praia Grande Cultural. Luciana garante que o show será com banda e genuínamente de reggae. E vai contar com a participação de Hilton Quintaniha, vocalista da Kazamata.

Setlist

Com certeza, não vai faltar no repertório releituras de clássicos do reggae e a canção "Shine On", gravada pela Kazamata, cuja a composição é de Luciana Bittencourt e Júnior Muniz, baixista da Kazamata. Ou quem sabe “Lamento das Flores” (F. Bittencourt, versão em inglês de Glyn Phillips) e "Leve" (Flávia Bittencourt), recebam um tratamento "Jah Rastafari" na voz de Luciana.

"Shine On" está no Top 10 do programa Reggae Point, apresentado de segunda a sexta, das 20h às 22h, pelo DJ Valdiney, na rádio Mirante FM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.