Carnaval 2016

Livro lançado hoje exalta as quatro grandes escolas do carnaval carioca

Mangueira, Portela, Salgueiro e Império Serrano são retratadas

João Marcus

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
(Matriarcas da Avenida)

Os desfiles viraram o maior espetáculo da Terra e a coisa engrenou a partir do trabalho e da força de um autêntico quadrado mágico: Mangueira, Portela, Salgueiro e Império Serrano. E é justamente a importância das antigas “quatro grandes” escolas o mote do livro “As Matriarcas da Avenida”, um projeto a cinco mãos de autoria de Fábio Fabato, Gustavo Gasparani, João Gustavo Melo, Luis Carlos Magalhães e Luiz Antonio Simas.
A obra, que será lançada hoje (12), na Lapa (RJ), completa uma coleção chamada “Família do Carnaval”. O projeto apresentou os bastidores e histórias de outras dez agremiações cariocas nos três primeiros volumes.
O prefácio é assinado por Rosa Magalhães, única carnavalesca que comandou apresentações das quatro homenageadas pela publicação. Na capa, as agremiações são representadas por desenhos inspirados em personagens importantes das agremiações. São elas a cantora e compositora Dona Ivone Lara, do Império, a porta-bandeira Vilma Nascimento (considerada pelos portelenses o “Cisne da Passarela”), a destaque salgueirense Isabel Valença, e Dona Zica, eterna figura representativa da Verde e Rosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.