MPM

Percussionista maranhense grava DVD em cidade-satélite de Brasília

Natural de Viana, Carlos Pial grava DVD autoral "Alquimia dos Sons", com previsão de lançamento em janeiro de 2016.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
Carlos Pial, percussionista maranhense, morando em Brasília há quase seis anos.
Carlos Pial, percussionista maranhense, morando em Brasília há quase seis anos. (Carlos Pial)

O músico maranhense, da cidade de Viana, distante 250 Km de São Luís, Carlos Pial, de 44 anos, está come­morando 20 anos de carreira solo com vários shows e o primeiro DVD autoral, "Alquimia dos Sons", que foi gravado ao vivo no Sesc Ceilândia (DF). O projeto é patrocinado pelo governo do Distrito Federal. Esse é o primeiro DVD musical, sendo que antes já tinha lançado um com aula de Cajon (Aula de Cajón – Ritmos Brasileiros), um instrumento peruano onde ensina os ritmos brasileiros utilizando-o.

Ao longo da carreira já participou de 20 DVDS acompanhando artistas, uma vez que é percussionista, e gravou quatro CDs - Maranhafricanizado, Perfusão, Etnia e Misturado.

Pial é um músico eclético. Não só os tambores predominam em seus trabalhos, mas também flerta com o eletrônico, tornando a sua sonoridade swingada e contemporânea. Seu trabalho é uma mistura de ritmos maranhenses com estilos brasileiros e latino-americanos.

Setlist

No repertório do DVD, ele reúne músicas autorais em 15 faixas, selecionadas dos CDs já gravados, entre as quais, Alegro, Salsamba e Samba Candango, que fez para Brasília, além de uma releitura de Fogueira (de César Nascimento).

Parceiros

A gravação teve acompanhamento de músicos de Brasília, com produção do contrabaixista Hamilton Pinheiro, além dos músicos Agilson Alcântara (guitarra), Misael Silvestre (teclados), Westonny Rodrigues (trompete), Pedro Almeida (bateria). Participações do maestro do músico Fagner, Manassés, do saxofonista Ademir Junior, do cubano Félix Valoy, do sanfoneiro maranhense, Rui Mario, e do guitarrista Mailson Lobato. O DVD será finalizado em janeiro e o lançamento, em março, no Clube do Choro, na capital federal.

Morando em Brasília há seis anos, o percussionista e compositor estabeleceu vínculos artísticos com outros músicos e tem desenvolvido um trabalho elogiado na cidade, realizando vários shows e ministrando aulas.

Reconhecimento

Ele já teve oportunidade de mostrar seus trabalhos em festivais e eventos musicais por vários estados brasileiros e até fora do Brasil, tais como: Ceará, Roraima, Amapá, Alemanha, Suíça e Inglaterra.

Nesses 20 anos de estrada, Carlos Pial teve seu trabalho reconhecido no Prêmio Universidade FM por vários anos como melhor música instrumental em 2003, e melhor percussionista em 2004, 2006, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012.

Pedagogia

Atualmente, ele ministra aulas em seu Instituto de Percussão “Carlos Pial”, na Escola de Música de Brasília (EMB), nas “Oficinas Musicais”, além de realizar shows, acompanhar outros artistas, gravar e ministrar oficinas e workshops pelo Brasil.

Bate-Papo

Durante passagem por Brasília, o jornalista Pedro Sobrinho trocou uma ideia com o percussionista maranhense, Carlos Pial, para o site da Mirante FM.

PEDRO SOBRINHO - Fale do seu envolvimento com a música ?

CARLOS PIAL - Nasci no dia 30 de junho, dia de São Marçal, na cidade de Viana, distante 250 Km de São Luís, capital maranhense. Tenho 44 anos. A minha mãe estava grávida. Ela era índia do boi da minha avó, e nesse dia ela estava dançando e me chacoalhando. A minha avó, que era parteira, fez o parto. Nasci em clima de festa. (rsrsrs). Enfim, me criei ouvindo as orquestras de minha família, em que a música é repassada de pais para filho até hoje. A minha avó, por parte de minha mãe, era folclorista e caixeira do divino. Também fazia o baile de São Gonçalo. O meu avô tocava banjo, minha mãe, que ainda é viva, cantava em orquestras de baile. Meu pai, que também é vivo, tocava bateria. Nasci num ambente musical. Minha família é tradicional em Viana em instrumentos de sopro. É a família Lobato. Uma curiosidade: apenas eu fui para o lado percussivo .

PEDRO SOBRINHO - São quase seis anos morando em Brasília. E o que a cidade representa para o seu trabalho com a música instrumental percussiva ?

CARLOS PIAL - Nesses quase seis anos que estou em Brasília eu amadureci muito, tanto o meu lado profissional como pessoal. Fui muito bem recebido pela cidade e pelos músicos. VI que a cidade era carente de percussionista e o movimento musical era muito grande. Por conta disso, resolvi ficar definitivamente na cidade. Outra coisa é que a música instrumental é muito bem digerida e tem espaço tanto nas rádios como nos eventos musicais. Eu tive um espaço tremendo por ter um trabalho diferenciado. Por ser um percussionista, compositor, que dá evidência a percussão. Geralmente, serve como plano de fundo. Sou pioneiro na cidade.

PEDRO SOBRINHO - Fale do seu novo trabalho ?

CARLOS PIAL - Terminei fazendo dois trabalhos, um em cima do outro. No início deste ano lancei meu quarto album "MISTURADO", uma coletânea dos meus outros três cds, com duas músicas novas. Logo depois fui contemplado por um projeto aqui da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, com a gravação do meu primeiro DVD "Alquimia dos Sons". Eu gravei no dia 14 de outubro no SESC Ceilandia, cidade satélite de Brasília, com uma super produção de vídeo e áudio.

PEDRO SOBRINHO - Como foi o processo de gravação ?

CARLOS PIAL - Contei com a produção de grande músico aquí de brasília e radicado nos EUA, o baixista Hamilton Pinheiro, que também gravou o contrabaixo. Teve, ainda, o guitarrista Agilson Alcântara, o baterista Pedro Almeida, o tecladista Misael Silvestre e o trompetista Westonny Rodrigues. Participações dos músicos, Rui Mario sanfona, aí de são luis; de Manasses, músico de Fagner, o dançarino cubano Félix Valoy; o saxofonista Ademir Júnior e meu irmão Mailson Lobato nos vocalizes e guitarra. O DVD estará pronto no fim de janeiro de 2016 se Deus quiser.

PEDRO SOBRINHO - E a divulgação do trabalho ?

CARLOS PIAL - Fechei com uma produtora daqui de Brasília. Trata-se da Villa-Lobos Produções. Eles vão começar a mapear todos os festivais de jazz pelo Brasil e exterior. É uma grande produtora. Eles já trabalham com artistas de grande porte nacional. Já estou, também, vendo agendas e fechando lancamento em alguns estados após o Carnaval. O lançamento aqui em Brasília será em março no Clube do Choro, casa tradicional de musica intrumental do Distrito Federal. Já tive a oportunidade de fazer dois shows meus lá, com a casa totalmente lotada.

PEDRO SOBRINHO - São Luís quando terá o privilegio de assistir a um show seu ?

CARLOS PIAL - Estou ansioso para fazer esse trabalho na minha terrinha que tanto amo. Estarei em São Luís, em fevereiro, logo após o Carnaval, pra fazer um workshop numa loja na Rua da Paz, centro da capital maranhense. Vou aproveitar para contactar, pessoalmente, alguns produtores da cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.