MPM

Zeca Baleiro convida fãs e garante um Luau cheio de diversão

Em entrevista, Baleiro quer as pessoas se divertindo. Ele aproveitou para declarar o seu amor por São Luís.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
Zeca Baleiro em apresentação única e pela primeira vez no Lual da Toca do Trovão.
Zeca Baleiro em apresentação única e pela primeira vez no Lual da Toca do Trovão. (Zeca Baleiro)

Zeca Baleiro vai estar neste sábado (12/12), em apresentação única e pela primeira vez no Luau da Toca do Trovão (Araçagy). Além do show do cantor e compositor maranhense, tem discotecagem reggae 'roots' com Neto Myller, Laírio Mendes e Leo Scartey (Orquestra Invisível), além do 'deejay' português Dukka Calliery.

Em bate-papo coletivo, Zeca Baleiro falou da experiência que vai vivenciar pela primeira vez em se apresentar na Toca do Trovão. Falou do disco em que gravou canções de Zé Ramalho e de projetos futuros. E finalizou a conversa declarando o seu amor por São Luís e intimando os fãs e garantido a diversão de todos em noite de Lual.

MIRANTE FM : Quais suas principais influências? As suas composições surgem dessas influências?

ZECA BALEIRO: Sobretudo música brasileira. Mas, ouvi de tudo desde sempre em casa - discos de Muzak, samba do passado, Roberto Carlos, Martinho da Vila, Elton John, Luiz Gonzaga, Mercedes Sosa etc. Depois, já adolescente, muito reggae e rock, coisas mais experimentais, rock brasil... Comecei a compor aos 14 anos e não parei mais. Participei de vários festivais já na universidade e tomei gosto pela coisa. Sempre fui um ouvinte apaixonado por música brasileira, por isso me tornei compositor.

MIRANTE FM: Recentemente você resolveu cantar a obra de Zé Ramalho. Como surgiu essa ideia ?

ZECA BALEIRO: O convite já veio pronto. Tipo "você topa cantar Zé Ramalho" ? Ainda discutimos sobre alguns nomes que também gosto, como Walter Franco, Martinho da Vila, Tom Zé, Sergio Sampaio, Belchior etc. Mas gostei muito do nome do Zé, porque conheço sua obra profundamente. O cara é incrível!

MIRANTE FM: Quem mais você homenagearia na música brasileira ?

ZECA BALEIRO: Acho que ainda farei um disco-tributo ao Sergio Sampaio, que é um compositor brilhante e menos conhecido do que mereceria.

MIRANTE FM: Você vai cantar algumas canções do Zé Ramalho no Luau da Toca?

ZECA BALEIRO: Provável que sim, pelo menos uma. Como diria minha mãe, "depende dos agrados" (rs).

MIRANTE FM: Todos falam da crise no Brasil. Você acha que a música brasileira também está em crise?

ZECA BALEIRO: O que está na "mídia" nem sempre reflete a produção cultural do momento (ou quase nunca). Há uma música fantástica sendo produzida em guetos e nichos que o grande público desconhece. Há escassez de meios de difusão e divulgação pra tanta produção. Nem a internet consegue dar vazão a tudo. E talvez falte um pouco de curiosidade no grande público também. Quanto ao mercado da música, é notável uma queda nos últimos anos, um medo de investir, de contratar shows, peças etc. Mas isso vai mudar, somos criativos.

MIRANTE FM: Composições, livros, universo infantil, programa de rádio e inúmeros projetos. O que esperar do Zeca em 2016?

ZECA BALEIRO: Tô no meio de um monte de produções - um programa de TV, "Baile do Baleiro"; o DVD "Zoró [bichos esquisitos]", com animações; um novo CD de inéditas e um musical baseado em Nelson Rodrigues, que estreia em janeiro em Recife.

MIRANTE FM: No show, você vai apresentar hits e canções de outros compositores? Você pode nos adiantar um pouco do repertório do show na Toca do Trovão ?

ZECA BALEIRO: Não devem ficar de fora Telegrama, Babylon, Bandeira, algumas com novos arranjos, claro... Releituras de autores que gosto, como Martinho da Vila, Sergio Sampaio, Luiz Gonzaga... E sempre pode rolar uma surpresa, pois surpresas são bem-vindas, não !

MIRANTE FM: A Toca do Trovão é situada em uma vila de pescadores. Além de shows que promovem para o grande público maranhense, tem como missão levar melhoria de vida para aquelas comunidades da região, com ações sociais sobre os cuidados ao meio ambiente, com envolvimento direto das famílias que utilizam a praia como fonte de renda. O que você acha de iniciativas como essas, aliadas a proposta do Luau da Toca?

ZECA BALEIRO: Acho lindo e pertinente. Não dá mais pra pensar na vida sem essas ações. O mundo mudou, e exige de nós responsabilidades como essas. Precisamos ser reeducados.

MIRANTE FM: O que representa pra você voltar à São Luís e cantar para o público maranhense?

ZECA BALEIRO: É sempre bom reencontrar os amigos, familiares... Amo minha cidade e sinto imenso prazer em tocar em São Luís. Vai ser caloroso o reencontro, tenho certeza.

MIRANTE FM: O que Zeca Baleiro irá reservar especialmente para os fãs no Luau da Toca?

ZECA BALEIRO: Espero que todos se divirtam ao máximo. Vai ser uma grande noite. O cenário é perfeito pra isso, não ! Quanto ao repertório, não entrego mais nada, senão deixa de ser surpresa (rs).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.