Obra Marcante

Ainda em vida Nauro Machado recebeu diversas homenagens graças ao sua magnífica obra

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

Com uma obra extensa e dedicada a retratar a boemia e o que de mais bonito há no Maranhão, e em especial São Luís, Nauro Machado, 80 anos, deixa saudades. Falecido na madrugada de hoje (28), o poeta e escritor maranhense estava internado desde a última terça-feira (24) no Hospital UDI. O velório será na Academia Maranhense de Letras e o sepultamento no domingo (29), às 10h, no Cemitério Gavião.

Casado com a escritora Arlete Machado, deixa um filho, o cineasta Frederico Machado. É filho de Torquato Rodrigues Machado e Maria de Lourdes Diniz Machado.

Autodidata, Nauro Machado teve como referência ao longo de toda a sua trajetória na literatura o romancista carioca Machado de Assis, outro autodidata. Com domínio em Filosofia e Arte - em especial literatura e cinema - o autor deixa uma bibliografia com mais de 35 obras.

Nauro Machado sempre viveu em São Luís, ausentando-se apenas por breves periodos, sobretudo para o Rio de Janeiro para publicar boa parte de suas obras. teve várias de suas obras traduzidas para o alemão, francês e inglês.

O poeta é detentor de vários prêmios, destacando-se o de Poesia da Cidade de São Luís, várias vezes conquistado por ele; o da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1982; o da Academia Brasileira de Letras, em 1999, e o da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, em 2000.

Entre as tantas homenagens que Nauro Machado recebeu em vida estão a praça Nauro Machado, no Projeto Reviver / Praia Grande, e, em 2002, sua vida e sua obra foram temas e samba-enredo da Escola de Samba Turma do Quinto, que ganhou o primeiro lugar, no Carnaval de São Luís do Maranhão.

Ouça o samba-enredo "Nauritânea", da Escola de Samba Turma do Quinto, do bairro da Madre Deus, que foi campeão do Carnaval Maranhense em 2002 com a interpretação inicial do próprio Nauro Machado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.