Pedrinhas

Jefferson Portela dá declarações sobre ação no CDP

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

A resgate de quatro detentos no último fim de semana no Centro de Detenção Provisória (CPD) de Pedrinhas repercutiu nacionalmente e serviu para expor a real situação do sistema prisional do Estado. Após uma rápida ação orquestrada por oito bandidos ter facilitado a fuga dos presos, que serraram a grade das celas e subiram por uma corda para escapar.

O que mais chamou a atenção no caso foi o fato de que a Polícia Militar, conforme foi confirmado depois, teria sido informada sobre a ação e avisado membros do Batalhão de Choque para que redobrassem a atenção. Isso com duas horas antes do resgate. Contudo, mesmo sabendo não foi possível evitar a fuga dos presos.

Após o fato, o delegado de polícia, Jefferson Portela, atual Secretário de Estado de Segurança Pública (SSP) admitiu ter havido uma falha na organização do efetivo policial durante a ação e disse que será aberto procedimento para apurar as falhas na intervenção policial no sistema prisional de Pedrinhas. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEJAP) não se proncunciou sobre o caso. A PM ainda está a procura dos fugitivos.

Os repórter Alex Barbosa (TV Mirante/ Rede Globo) e o G1 Maranhão ouviram o secretário Jefferson Portela, que deu delcarações mais detalhadas a respeito da não ação por parte do efetivo policial.

Ouça a entrevista reproduzida no programa Ponto Final:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.