Meio Ambiente

Parque dos Lençóis Maranhenses busca título de Patrimônio Mundial Natural pela Unesco

Estudos para a candidatura do parque nacional devem ser concluídos até o final do ano.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h20
Lençóis Maranhenses.
Lençóis Maranhenses. (Thais Polimeni / Cult Cultura)

SANTO AMARO - A Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente iniciou os estudos necessários para que o Brasil possa pleitear o reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial Natural pela Unesco. A notícia foi dada, em Brasília, pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. De acordo com o ministro, até o final do ano o trabalho estará concluído para que essa candidatura possa vir a ser apresentada à Unesco, em Paris.

Sarney Filho esteve neste sábado (20) em Santo Amaro, para uma reunião com moradores, associações e empresários de turismo que atuam na unidade de conservação, além de gestores locais. Na ocasião, foi assinada uma portaria do projeto Amigos do Parque, que trata do ingresso de veículos particulares dos moradores de Santo Amaro, Primeira Cruz e Barreirinhas no Parque Nacional Lençóis Maranhenses e de trabalhos voluntários junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Sarney Filho ressaltou que é preciso que o parque nacional seja olhado com a singularidade que ele permite. "Essa unidade tem que se tornar um vetor de desenvolvimento para a região", disse. O ministro reforçou, contudo, que a preservação da biodiversidade do parque não entra em discussão: "Ninguém vai fazer nada que possa afetar a biodiversidade do parque", assegurou. O ministro visitou a unidade em 2017, ocasião em que esteve reunido com famílias que vivem na unidade de conservação.

Em 2016, 40 mil pessoas visitaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Cerca de 20% desse total esteve na região somente no mês de julho. A unidade de conservação tem uma área de mais de 150 mil hectares e abrange três municípios: Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.