IBGE

No Maranhão, Censo Agro já visitou quase 120 mil propriedades após dois meses de coleta

Em todo o Estado já foram recenseados 119.740 estabelecimentos agropecuários, o que representa 41,42% do total estimado.

Imirante.com, com informações do IBGE

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
No país, mais de 2,2 milhões de estabelecimentos já foram recenseados.
No país, mais de 2,2 milhões de estabelecimentos já foram recenseados. ( Foto: Divulgação / IBGE)

BRASÍLIA - Iniciado no mês de outubro em todo o Brasil, a coleta de dados do Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já aconteceu em 119.740 propriedades rurais em todo o Maranhão, número esse relativo até o dia 30 de novembro. No país, mais de 2,2 milhões de estabelecimentos já foram recenseados.

Leia também:

IBGE segue coletando os dados do Censo Agropecuário

IBGE realiza novo Censo Agropecuário depois de dez anos

No Maranhão, a previsão é que 289.085 estabelecimentos agropecuários sejam pesquisados até o final do mês de fevereiro de 2018, quando termina a fase da coleta dos dados. Até o dia 30 de novembro deste ano, a pesquisa já havia sido realizada em 41,42% do total previsto, o que corresponde a 119.740 propriedades rurais maranhenses.

Na Região Nordeste, a previsão é que sejam recenseados 2.477.725 estabelecimentos agropecuários. Até o momento, a coleta de dados foi realizada em 1.015.359 propriedades rurais, o que corresponde a 40,98% do total. Já em todo o Brasil, a previsão é que o recenseamento seja feito em 5.252.354 estabelecimentos e, até o momento, os dados foram coletados em 2.218.822 propriedades, representando 42,24% do total estimado.

No Maranhão, um dos estabelecimentos visitados foi o do senhor Pedro de Alcântara dos Reis, de 61 anos de idade, que tem uma propriedade localizada na zona rural da cidade de Imperatriz (distante aproximadamente 700 km de São Luís).

Em sua fazenda ele cria alguns animais e cultiva uma lavoura, de onde tira os produtos para o consumo da família e também para a venda. Ele contou ainda que, apesar destinar alguns desses produtos para a comercialização, a sua maior alegria vem da tranquilidade e prazer que a propriedade lhe proporciona. “Para mim é mais uma diversão”, completou o produtor.

A pesquisa em seu estabelecimento foi feita pela recenseadora Dulcimar Lima Teixeira, de 49 anos de idade, que viu no Censo Agro a possibilidade de complementar a renda, pois ela é autônoma. Ela contou ainda que está satisfeita com as atividades que vem realizando. “Foi o meu filho Vinícius, de 18 anos, quem me disse para fazer o seletivo. No final ele passou e eu também”, disse.

Parcerias – Para a realização do Censo Agro, o IBGE está contando com a ajuda de nove instituições parceiras. Essas parcerias são fundamentais para a divulgação do censo entre os produtores, facilitando a recepção dos recenseadores nas propriedades e conscientizando os proprietários de estabelecimentos sobre a importância de dar respostas precisas aos agentes da pesquisa. Em troca, o IBGE produzirá tabulações especiais para essas entidades, atendendo necessidades que elas tenham de informações sobre o setor.

Os parceiros são: a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag); o Instituto Pensar Agropecuária (IPA); a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV); a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG); a Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo); a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); a Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA); e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.