Telefonia móvel

Aplicativos auxiliam inclusão do nono dígito nas agendas

Começa a valer, a partir de domingo (2), nono dígito em linhas de telefonia móvel no Maranhão – com DDDs 98 e 99.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h49

SÃO LUÍS – Começa a valer, a partir deste domingo (2), o nono dígito em linhas de telefonia móvel no Maranhão – com DDDs 98 e 99. Pelo cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além do Estado, números de telefone celular do Amazonas, Amapá, Pará e Roraima terão acrescentado um "9" à frente dos números já existentes. A medida, já implementada em São Paulo e nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, visa ampliar a oferta de números no serviço.

 Foto: Divulgação / Anatel.
Foto: Divulgação / Anatel.

Chamadas feitas com oito e nove dígitos serão completadas normalmente até o próximo dia 11 de novembro (terça-feira). A partir do dia 12 e até o dia 9 de fevereiro de 2015, as chamadas realizadas com oito dígitos receberão uma mensagem sobre mudança, e podem ser completadas ou não. Na página eletrônica da Anatel, é possível encontrar um guia de perguntas e respostas sobre as mudanças.

Entre as principais dúvidas, está sobre o que vai acontecer com os créditos do usuário quando o número do telefone for alterado. De acordo com a Anatel, a mudança da numeração não afetará créditos e respectivas validades nas linhas pré-pagas. A mudança não é válida para os números de telefone fixo, alerta a agência.

A realização das alterações nas agendas dos aparelhos é de total responsabilidade dos usuários. A tarefa pode tornar-se complicada, mas, para auxiliar o usuário, há alguns aplicativos – até gratuitos – disponíveis para smartphones – os "celulares inteligentes". Desenvolvedores independentes e as próprias operadoras de telefonia disponibilizam soluções para isso.

 Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Para o sistema operacional iOS, por exemplo, existe um aplicativo que reconhece todos os contatos armazenados no aparelho, exibe quantos devem ser atualizados. Na versão paga do aplicativo, o aplicativo promete fazer as alterações na agenda de um jeito simples e rápido.

 Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Para Android, a solução é o aplicativo 9d+, que facilita a inclusão do dígito "9" à frente dos números de celulares.

 Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.

Já para os usuários do Windows Phone, a alternativa é o BR9, criado para incluir o nono dígito em telefones, que, mesmo não sando tão prático, ainda é a melhor opção para não precisar editar a agenda manualmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.