Sisutec

Instituições oferecem vagas por meio do Sisutec no Maranhão

Inscrições têm início nesta segunda-feira (17). No Estado, são pouco mais de quatro mil vagas oferecidas.

Maurício Araya / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56
 São 291.338 vagas oferecidas em todo o país. Cursos têm início em abril. Foto: Reprodução.
São 291.338 vagas oferecidas em todo o país. Cursos têm início em abril. Foto: Reprodução.

SÃO LUÍS – Têm início nesta segunda (17), e seguem até sexta-feira (21), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Segundo o Ministério da Educação (MEC), podem se inscrever estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtiveram nota superior a zero na redação. As inscrições devem ser feitas pela internetsaiba mais sobre o processo de inscrição.

Por meio do Sisutec, são oferecidas vagas gratuitas em cursos técnicos, em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, para candidatos participantes do Enem. Neste ano, serão 291.338 vagas ofertadas em todo o país. Os cursos têm início previsto para o período entre 14 de abril e 12 de maio. Comparado a 2013 – quando foram ofertadas 239.792 vagas no segundo semestre –, houve crescimento de 21% no número de vagas. No Maranhão, são pouco mais de quatro mil vagas oferecidas – veja onde estão distribuídas as vagas.

De acordo com o pró-reitor de Extensão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Marco Antônio Goiabeira Torreão, após o período de inscrição, os candidatos terão um prazo para efetuar suas matrículas nas instituições. "Você faz a inscrição com duas opções, primeira e segunda chamada, roda a seleção e, no dia 25, sai o resultado dessa primeira chamada. Aí, abre um período de matrículas de 26 a 28. Se não completar as vagas, faz-se uma segunda chamada. De 4 a 6 de abril, a gente tenta fazer matrícula novamente. Se houver vagas remanescentes, vai para ampla concorrência, aí o aluno que concluiu o ensino médio, independente de ter feito o Sisutec, o Enem ou não, ele vai poder fazer uma inscrição on-line para preencher essas vagas que não foram preenchidas pelos candidatos", explicou em entrevista ao Imirante.comouça na íntegra. O IFMA oferece 500 vagas, em oito unidades do Estado: Buriticupu, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís (campus Maracanã) e Zé Doca.

Com 16,9% das vagas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é a segunda instituição que mais oferecem vagas por meio do Sisutec no Estado. São, ao todo, 709 vagas distribuídas em oito cursos técnicos, em cinco municípios – São Luís, Açailândia, Bacabal, Caxias e Imperatriz. O diretor-regional do Senai e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antônio Moura da Silva, explica que os cursos oferecidos são "alinhados à demanda do mercado, alinhados à demanda da indústria". "São cursos, principalmente, na área de logística, informática, segurança no trabalho, mecânica, metal-mecânica, metalurgia e edificações", afirma. Os cursos têm duração média entre um e dois anos, com inserção no mercado de trabalho, praticamente, imediata. "Pesquisas mostram que esses alunos têm empregabilidade maior que 70%. É um curso, teoricamente, rápido, que absorve rapidamente o profissional no mercado e que a remuneração, hoje em dia, diferente de antigamente, é uma boa remuneração", completa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.