Carnaval 2014

Polícia Civil reforça operações durante o Carnaval 2014

A "Operação Polícia Civil nas Ruas" teve início nessa quinta-feira (27).

Divulgação/SSP

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - A Polícia Civil já deu início às ações montadas para coibir a criminalidade e garantir segurança durante o Carnaval 2014, na capital, que este ano traz como tema “Carnaval do Maranhão – É Só Alegria no Coração”. Os trabalhos fazem parte da “Operação Polícia Civil nas Ruas”, deflagrada na quinta-feira (27).

De acordo com a delegada Geral, Cristina Menezes a atuação reforçada da Polícia Civil teve início nas prévias do Carnaval e com a chegada do período momesco, recebeu um incremento maior de modo a atender às demandas de polícia judiciária em São Luís e em todos os municípios metropolitanos.

A delegada de Polícia Civil, Cristina Menezes, disse, ainda, que está sendo implantado um conjunto de ações, que vão desde a intensificação das equipes nas ruas e o aumento do contingente policial nos plantões. “Nosso intuito é que o Carnaval transcorra mais uma vez com tranquilidade. Para isso, vamos ter seis plantões extraordinários em São Luís, e também reforço nas delegacias do interior, com equipes de delegados, investigadores e escrivães. Os novos profissionais incorporados recentemente na Instituição, já estarão nas ruas”, garantiu.

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) teve o compromisso de efetuar o pagamento das diárias de todos os policiais que serão empregados nas ações no carnaval. “Como forma de incentivar nossos policiais, providenciamos, junto ao setor financeiro da SSP, que fizesse antecipado o pagamento das diárias para cada um que estará atuando neste período”, ressaltou a delegada geral.

Na Região Metropolitana, a coordenação das atividades está sendo feita pela Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC), que montou um planejamento envolvendo todas as unidades policiais. As operações estarão sendo desenvolvidas sob o comando das quatro supervisões de Áreas Integradas de Segurança Pública (Saisp) e também pela Polícia Interestadual (Polinter), com equipes volantes fazendo incursões, abordagens e fiscalizações em locais de festas e dando suporte às demandas dos plantões.

Nesta sexta-feira (28), os trabalhos são supervisionados pelo delegado Joviano Furtado (Saisp Oeste). Sábado (1º) será a vez do delegado Pedro Adriano Menezes (Saisp Leste), no dia 2 de março (domingo), estará à frente o delegado Carlos Alberto Damasceno (Saisp Norte). Já na segunda, as atividades ficarão a cargo do delegado José Antonio Sobrinho (Saisp Sul) e na terça-feira (4), é a vez da equipe da Polinter com o delegado Paulo Márcio Tavares.

A delegada Katherine Chaves, superintendente de Polícia Civil da Capital disse que, nos dias de folia momesca, o Plantão da Beira Mar com o apoio da Delegacia do Idoso, ambas no prédio da Reffesa estarão funcionando 24 horas. “Vamos ter além do plantão da Reffesa, mais um instalado na Delegacia do Idoso para dar atenção também ao circuito montado na área do Centro da cidade, onde ocorre a programação promovida pelo Estado”, informou.

Além destes, a população poderá contar com os plantões da Vila Embratel, Cohatrac e Cidade Operária e um plantão extraordinário instalado no Maiobão, que vai abranger os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Resultados

Como resultado das ações, na noite de quinta-feira (27), equipes da Polícia Civil conseguiram efetuar a detenção de Paulo Ricardo Silva Paixão, em posse de um revólver calibre 38. A prisão foi efetuada durante abordagens realizadas pelas equipes policiais em coletivos na região do Itaqui-Bacanga.

As ações que culminaram com a prisão de Paulo Ricardo foram coordenadas pelo delegado Joviano Furtado, coordenador da Saisp da área Oeste. Ele foi detido em um ônibus coletivo na Avenida dos Portugueses em frente à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e na ocasião, portava um revólver calibre 38, da marca Taurus, com duas munições intactas.

Paulo foi autuado em flagrante no Plantão da Vila Embratel pelo crime de porte ilegal de arma de fogo pelo delegado Gilmar Campos e em seguida levado para o Centro de Triagem em Pedrinhas.

Interior

A Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI) já enviou um contingente de delegados, escrivães e investigadores visando dar uma maior atenção a cidades como Pinheiro, São Bento, Barra do Corda, Pedreiras, Cururupu, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Morros, Axixá, Barreirinhas, Coelho Neto, entre outras que, nesta época do ano, registram um grande fluxo de pessoas que vão brincar o carnaval e também de famílias que aproveitam o período para descansar.

O delegado Jair Lima de Paiva lembrou que foi organizado um planejamento estratégico, incluindo os novos profissionais da Polícia Civil, para que nenhum município maranhense fique sem a presença da Polícia Judiciária. “As delegacias regionais também vão trabalhar em regime de plantão todos os dias, para dar um suporte às cidades que integram às respectivas circunscrições. Tivemos também o cuidado de enviar uma equipe de delegado, investigador e escrivão a todos os municípios que não possuem delegado de carreira”, anunciou.

GTA atuará também pelo interior

O Grupo Tático Aéreo (GTA) também vai participar das operações deflagradas pelo Sistema de Segurança na Folia de Momo em várias cidades do Maranhão. Guarnições foram deslocadas para o interior do Estado, com atenção para a Região da Baixada Maranhense, pelo grande número de pessoas em municípios como São Bento,Cururupu, Viana e Pinheiro. Para cobrir toda a área, foram enviadas viaturas e um helicóptero do grupamento. Eles devem atuar não só em situações operacionais de combate e prevenção ao crime, como também em acidentes envolvendo embarcações e ainda em buscas, resgate e salvamento.

Em São Luís, a população contará com uma aeronave e guarnições distribuídas em toda a ilha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.