Sistema Prisional

Portaria afasta agentes penitenciários de unidades prisionais

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

SÃO LUÍS - Uma portaria determinou que todas as atividades de intervenção e segurança penitenciária serão realizadas apenas por integrantes do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop). Assinada pelo superintendente de Controle e Execuções Penais da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Ronald da Silva Dias, o documento afasta os agentes penitenciários do contato direto com os detentos.

Os agentes penitenciários do sexo masculino deverão realizar apenas as funções de escolta hospitalar e a custódia de presos em hospitais e audiências. A medida entra em vigência no dia 20 de fevereiro.

Em nota, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) explicou que a portaria "é um ato administrativo para reordenar e otimizar o trabalho dos agentes penitenciários no Complexo Penitenciário de Pedrinhas". E, que, por meio da portaria, os integrantes do Geop terão suas atividades ampliadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.