Sistema Penitenciário

Conselho dos Direitos da Mulher repudia possíveis estupros em Pedrinhas

Segundo o governo, não há provas sobre possíveis estupros no presídio.

Paulo Victor Chagas/Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58

BRASÍLIA - O Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) manifestou, nesta terça-feira (14), repúdio aos casos de estupro e abuso sexual de mulheres no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão. Por meio de uma nota, disse que é “necessário firmeza para responsabilizar quem comete violações de mulheres e meninas em presídios masculinos”.

A denúncia de que parentes de detentos foram estupradas dentro de Pedrinhas consta de relatório do juiz auxiliar da presidência do Conselho Nacional de Justiça, Douglas Martins.

O CNDM pede providências do governo do Maranhão no sentido de apurar a denúncia e garantir o respeito à integridade das mulheres. As “mulheres e meninas não são e jamais devem ser alvo de troca, coerção, ou qualquer tipo de violência”, dia a nota.

Depois que o relatório veio à tona, o governo maranhense criticou a ação do juiz Douglas Martins, dizendo que “inverdades” foram levadas a público a fim de “descredibilizar” as medidas tomadas. Sobre a violência contra mulheres, disse que não há provas e que não recebeu relato de possíveis estupros no presídio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.