Secretariado

Rosane Guerra assumirá a Secretaria de Ciência e Tecnologia

Ela substituirá Olga Simão, que teve o nome confirmado para a Secretaria de Cultura.

Marco D´Eça / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h22

SÃO LUÍS - A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Maranhão (Fapema), Rosane Guerra, será a nova secretária de Ciência e Tecnologia. O convite foi feito segunda-feira pela governadora Roseana Sarney (PMDB) e confirmado pelos seus principais auxiliares. Rosane substituirá Olga Simão, que será efetivada na Secretaria de Cultura. “Rosane Guerra é uma doutora, com vasta experiência na área tecnológica”, explicou ontem o secretário de Articulação Política, Hildo Rocha.

Além de Rosane Guerra, o governo Roseana trabalha também com duas opções para a Secretaria de Educação, segundo apurou O Estado: o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, e o atual secretário de Cidades, Pedro Fernandes. Ambos negam o convite, mas setores do governo insistem na relação dos nomes. O novo secretário de Educação vai substituir o titular, João Bernardo Bringel, já confirmado na nova Secretaria de Planejamento, desmembrada da pasta de Administração.

Ontem pela manhã(8), Pedro Fernandes negou que deixaria o cargo na Secretaria de Cidades. "Não tenho convite nenhum para outra pasta. É até surpresa", frisou ele. À tarde, porém, esta possibilidade ganhou força, inclusive com o nome de Cléber Verde para substituí-lo na pasta das Cidades. Fernandes voltou a negar, mas confirmou reunião com a governadora. "Tratamos de vários assuntos, mas não se falou nisso", afirmou.

O Estado apurou que, se Pedro Fernandes for mesmo transferido para a Secretaria de Educação, o seu provável substituto na Secretaria de Cidades é o deputado federal Cléber Verde (PRB). Com isso, o governo aborta a criação da Secretaria da Pesca, que seria ocupada pelo parlamentar.

Mudanças

A governadora Roseana Sarney vem realizando as mudanças em seu governo desde o início de abril, quando confirmou a fusão das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Agrário, que deram lugar à Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, conhecida como Secretaria de Combate à Pobreza, cujo titular, Fernando Fialho, tomou posse há 20 dias.

De acordo com o secretário Hildo Rocha, a governadora está analisando nomes para definir o perfil do governo até 2015, quando conclui seu mandato. "Houve as mudanças por causa das eleições, as mudanças para atender aos projetos do governo e as mudanças técnicas", explicou Rocha. Mas outras mudanças relacionadas às eleições ainda deverão se efetivar, sobretudo para quem vai coordenar ou acompanhar campanhas de aliados.

A princípio, Roseana deixaria Olga Simão respondendo pelas pastas da Tecnologia e da Cultura. Mas a falta de especialização nas duas áreas levou o governo a optar pela Secretaria de Cultura. Pesou a seu favor o perfil gerencial, já que o objetivo da governadora é realizar uma espécie de auditoria na pasta, assim como fez por todas as demais por que a fiel escudeira passou - Educação e Ciência e Tecnologia - desde o início do governo.

O objetivo do governo é fechar as mudanças no governo até o fim do primeiro semestre, com todas as pastas ocupadas pelos titulares definitivos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.