Desenvolvimento Social

Seminário sobre Bolsa Família será realizado em São Luís

O evento será realizado segunda e terça-feira, das 8h30 às 17h, em um hotel na Ponta D`Areia.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h40

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com as Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, está promovendo a realização do Seminário "Fortalecendo a Intersetorialidade do Programa Bolsa Família", no Maranhão. O evento, com carga horária de 16 horas, será realizado, nesta segunda (28) e terça-feira (29), das 8h30 às 17h, no Rio Poty Hotel, na Praia da Ponta d´Areia.

O seminário tem como objetivo fortalecer as ações Intersetoriais das Coordenações Municipais do Programa Bolsa Família, e uma maior eficiência e eficácia de sua gestão nos municípios maranhenses, nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional. Ele é direcionado para gestores municipais e estaduais das políticas de Assistência Social, Saúde e Educação, coordenadores, técnicos e membros das instâncias de controle social responsáveis pela implementação do programa Bolsa Família. A meta é capacitar 1.300 pessoas dos 217 municípios responsáveis pelas ações do Programa Bolsa Família (PBF).

Para o secretário Francisco Gomes, é "importante que haja uma análise conjunta para detectar os entraves que estão dificultando o processo de acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família e corrigir as distorções para fortalecer a intersetorialidade das Políticas Públicas". Para ele, é fundamental a conjugação de esforços dos entes públicos para a efetividade dos serviços, programas, projetos e benefícios ofertados às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Além dos técnicos do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) participam da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Analúcia Faggion Alonson, diretora substituta do Departamento de Condicionalidade; do Ministério de Educação e Cultura (MEC), Marcos Maia Antunes, coordenador Geral do Monitoramento do Programa Bolsa Família; do Ministério da Saúde, da coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) (CGAN), Simone Guadagnim, do Departamento de Atenção Básica (DAB); além de profissionais especialistas, mestres e doutores farão a exposição de temas sobre a Gestão do Programa Bolsa Família focando a gestão de Condicionalidades nas áreas de Educação e saúde; acompanhamento das famílias do PBF, no âmbito Municipal e Estadual.

Programação

Dia 28 – Segunda-feira

8h - Credenciamento

9h30 - Abertura

10h - Painel 1 - Fortalecendo as Políticas Intersetoriais na Implementação do Programa Bolsa Família

- Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome-MDS/Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) - Analúcia Faggion Alonson/Diretora Substituta do Departamento de Condicionalidade.

- Ministério da Educação e Cultura - MEC - Marcos Mais Antunes - Coordenador Geral do Monitoramento do Programa Bolsa Família/Secad/MEC.

- Ministério da Saúde/ MS - Simone Guadagnim - Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) - Departamento de Atenção Básica (DAB).

11h30 - Debate

12h15 às 12h30

Apresentação da Pesquisa sobre a Implementação do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) e das Condicionalidades do Programa Bolsa Família no Maranhão

- Pesquisa do Grupo de Avaliação e Estudos da Pobreza e Políticas Direcionadas a Pobreza - GAEPP/UFMA- Expositora: Prof. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.

12h30- Almoço no local

14h - Painel 2 - Trabalhando as Condicionalidades do Programa Bolsa Família (Assistência Social) / Sistema de Condicionalidade (Sicon), Educação e Saúde.

- Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) /Secretaria Nacional de Renda da Cidadania (Senarc) - Analúcia Faggion Alonso/Diretora Substituta do Departamento de Condicionalidade.

- Ministério da Educação e Cultura (MEC) - Marcos Mais Antunes - Coordenador Geral do Monitoramento do Programa Bolsa Família/Secad.

- Ministério da Saúde- MS/- Simone Guadagnim - Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) /- Departamento de Atenção Básica (DAB) /MS.

16h - Debate

16h30 - Coffe Breack

17h - Implementação intersetorial do IGD no âmbito municipal - Analúcia Faggion Alonso/Diretora Substituta do Departamento de Condicionalidade

18h - Encerramento

Dia 29 - Terça-feira

9h - Painel 3 - Fortalecendo as Políticas Intersetoriais na Implementação do Programa Bolsa Família no âmbito Estadual

- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) - Núbia Mairly Cutrim/Coordenadora Estadual do Programa Bolsa Família

-Secretaria de Estado da Educação (Seduc) - Ana Gabriela Borges/Coordenadora Estadual da Freqüência Escolar

-Secretaria de Estado da Saúde(SES) - Suely Ismael Oliveira da Conceição/Coordenação Estadual de Alimentação e Nutrição

10h30- Importância do Controle Social no Programa Bolsa Família- Jercenilde Cunha

11h30 - Debate

11h30 - Apresentação de Vídeo/ Cadastro Único para Programas Sociais: "Conhecer para Incluir"

12h - Almoço no local

14h - Diretrizes para Elaboração de Planejamento Integrado

16h - Contribuição dos Participantes

17h – Encerramento - Coffe Break

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.