Santo Antonio dos Lopes

OGX e MPX anunciam nova acumulação de gás natural

Testes realizados indicam um potencial produtivo de até 3,4 milhões de m³ por dia.

Imirante, com informações da Secom/Governo

Atualizada em 27/03/2022 às 12h45

SÃO LUÍS - Uma nova acumulação de gás foi descoberta no poço OGX-22, na Bacia do Parnaíba, localizado no município de Santo Antonio dos Lopes, que de acordo com testes realizados indicam um potencial produtivo de até 3,4 milhões de m³ por dia. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (24) pela OGX e MPX, empresas de óleo e gás e de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista.

Em sequência à descoberta divulgada em 17 de novembro último, a perfuração do poço 1-OGX-22-MA, no bloco PN-T-68, prosseguiu e identificou uma nova acumulação de gás, esta de idade devoniana inferior. Foi realizada uma perfilagem intermediária, teste utilizado para verificar/avaliar as características físicas e químicas das camadas geológicas e dos fluidos nelas contidos.

O teste possibilitou determinar o net pay (intervalos de um reservatório saturados por petróleo e/ou gás) de ambas as acumulações: aproximadamente 49 metros e 47 metros, respectivamente. Adicionalmente, em complemento às informações referentes ao teste de formação conduzido na primeira acumulação, a OGX e a MPX informam que o poço apresentou potencial produtivo de até 3,4 milhões de metros cúbicos por dia em abertura plena (Absolut Open Flow/AOF).

A perfuração do poço OGX-22, prospecto denominado Fazenda São José, continuará em andamento até a profundidade total estimada de 3.200 metros em buscas de novos objetivos exploratórios.

O poço, localizado no bloco PN-T-68, situa-se em Santo Antônio dos Lopes, a aproximadamente 260 km de São Luis, capital do Maranhão. A sonda QG-1, fornecida pela Queiroz Galvão, iniciou as atividades de perfuração no dia 23 de outubro deste ano.

"Estas novas informações reforçam a perspectiva do enorme potencial da região, com a descoberta de acumulações em diferentes níveis e potencial produtivo excepcional. Cada nova conquista reforça o sucesso do nosso modelo geológico desenvolvido para esta região de nova fronteira", comentou o diretor-geral da OGX, Paulo Mendonça.

Capinzal do Norte

Este é o segundo poço perfurado pela OGX no Maranhão na Bacia do Parnaíba. O primeiro poço (OGX-16, em Capinzal do Norte) foi concluído em outubro com a identificação de duas acumulações de gás, também na idade devoniana.

Na ocasião, a OGX e a MPX estimaram uma capacidade produtiva de aproximadamente 15 milhões de metros cúbicos diários de gás natural em toda a área dos sete blocos da Bacia do Parnaíba. Os 3,4 milhões de m³/dia devem ser entendidos como parte desse montante.

A OGX Maranhão, sociedade formada entre OGX S.A. (66,6%) e MPX Energia S.A. (33,3%), é a operadora e detém 70% de participação neste bloco, enquanto a Petra Energia S.A. detém os 30% restantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.