Eleições 2010

Três urnas eletrônicas foram sorteadas para a Votação Paralela

As urnas eletrônicas serão transferidas, ainda hoje, para a sede do TRE.

TRE-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h46

SÃO LUÍS - Na manhã deste sábado (30), foram sorteadas as urnas eletrônicas da capital e do interior do Maranhão para a realização da Votação Paralela, conforme a Resolução 23.205/2010 do Tribunal Superior Eleitoral. A primeira urna sorteada foi da 97ª ZE (Barra do Corda), Seção 062, a segunda foi da 31ª ZE (Icatu), Seção 64, e a terceira da 90ª ZE (São Luís), Seção 138.

O sorteio das urnas foi promovido pela Comissão de Votação Paralela, presidida pelo juiz José Jorge Figueiredo dos Anjos e acompanhado pelo vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e por fiscais de partidos políticos e coligações, representantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil e imprensa.

Após comunicação do resultado do sorteio aos juízes eleitorais das zonas correspondentes às seções sorteadas, as urnas eletrônicas serão transferidas, ainda hoje, para a sede do TRE, onde permanecerão sob a vigilância de duas câmeras filmadoras e da Polícia Federal, até o dia das eleições.

No domingo, às 8h, após a emissão das zerésimas, serão iniciados os trabalhos de auditoria da seguinte forma: as urnas de lona serão abertas, de onde serão retiradas as cédulas de votação paralela, que serão lidas para gravação por equipamento de filmagem e digitação de cada voto na urna eletrônica.

Às 17h, será encerrada a votação, procedida da emissão do boletim da urna digital, do relatório de votação do sistema de apoio à votação paralela e comparativo dos votos e das cédulas digitadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.