Educação

Abertas inscrições para o Encceja 2010

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h48

SÃO LUÍS - Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2010), exclusivamente para o Ensino Fundamental. O exame avalia as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos residentes no Brasil, em nível de conclusão do Ensino Fundamental.

A participação no Encceja é voluntária. O participante faz a prova e, atingindo a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na proficiência do ensino fundamental. A idade mínima exigida para o Encceja nesse nível de ensino é de 15 anos completos até o dia da prova.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 26 de setembro de 2010, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico www.encceja.inep.gov.br Os interessados em participar do exame deverão, no ato da inscrição indicar a Secretaria de Estado de Educação para sua certificação.

Para efetuar a inscrição são imprescindíveis o número de Cadastro de Pessoas Física (CPF) e o número do documento de Identidade (RG). Não serão aceitos como documentos para realização da inscrição: certidões de nascimento e de casamento, título eleitoral, carteiras nacional de habilitação em modelo anterior a Lei nº 9503/97 e de estudante, crachás e identidade funcional de natureza pública e privada.

Os candidatos inscritos no Encceja na edição 2009 deverão confirmar sua participação na aplicação de 2010. Aqueles que não confirmarem sua inscrição terão a mesma cancelada automaticamente.

Ao realizar a inscrição, o candidato deverá selecionar uma ou mais áreas de conhecimento. As provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento e respectivos componentes curriculares do Ensino Fundamental: prova I – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Artes, Educação Física e Redação; prova II – Matemática ; prova III – História e Geografia; prova IV – Ciências Naturais. Caso o participante opte pela prova I, realizará, além da parte objetiva, uma prova de redação.

Provas

O Encceja será realizado no dia 12 de dezembro de 2010. As provas serão realizadas nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, a prova será aplicada das 8h30 às 12h30 (Ciências Naturais, História e Geografia) e à tarde será das 14h30 às 19h30 (Língua Portuguesa, Inglês, Artes, Educação Física, Redação e Matemática).

O candidato deverá chegar ao local de prova com, no mínimo, uma hora de antecedência, sendo que os portões serão abertos 15 minutos antes. Não será permitida a entrada após o início das provas.

Fonte: Seduc

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.