Ensino público

Maranhão recebe projeto que ensina desenho animado

São oficinas de animação de vídeo que estimulam a identidade cultural e consciência ambiental.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h49

SÃO LUÍS - O Maranhão recebe, de 13 a 25 de setembro, uma ação social e cultural inovadora, que ensina desenho animado para adolescentes, além de estimular a identidade e a consciência ambiental desses jovens. Trata-se do projeto "Curtas de Animação", que tem apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet.

Será uma oficina de uma semana, de 13 a 18 de setembro, em Porto Franco (de segunda-feira a sábado, quatro horas por dia), na qual 13 alunos da escola Paulo Freire vão aprender a técnica de animação e produzir um desenho animado a partir de um único tema: "A identidade cultural de sua cidade e a relação dos seus habitantes com o meio-ambiente". De 20 a 25 de setembro é a vez da Escola Municipal Mariinha Rocha, em Balsas, receber o projeto.

Além disso, a duas escolas recebem como doação um zootroscópio (aparelho utilizado para animar desenhos), que poderá ser utilizado por todos os alunos depois do término do projeto, incentivando a criação de grupos de produção artística dentro do ambiente escolar.

Os jovens serão estimulados a fazer uma pesquisa sobre a identidade cultural da região: história, danças populares, mitos, patrimônio material e imaterial. Em seguida, os adolescentes, com os diretores do Núcleo, vão fazer o story-board e toda a produção dos desenhos.

A ação ocorre em quatro etapas: pré-produção, produção, trilha sonora e finalização. Cada uma das obras produzidas terá, em média, três minutos de duração, mais um vídeo com o making-of do processo de produção, com cinco minutos de duração. Com patrocínio da Algar o projeto Curtas de Animação atinge 6 cidades em quatro Estados diferentes.

Todos os filmes feitos pelos alunos e os respectivos making of serão copiados em DVD, que terá tiragem de 1.800 unidades, para distribuição em escolas, patrocinadores, Ministério da Cultura, TVs educativas e festivais de vídeo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.