Eleições 2010

TV Mirante confirma debate com cinco candidatos

Representantes de partidos estiveram reunidos para definir regras do debate no dia 28 de setembro.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h50

SÃO LUÍS – Representantes de partidos políticos com candidatos ao governo do Maranhão reuniram-se, na manhã desta quarta-feira (18), com a Direção de Jornalismo da TV Mirante, com objetivo de esclarecer as regras para o debate eleitoral entre os candidatos no primeiro turno, marcado para o dia 28 de setembro. Na reunião, apenas o representante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), do candidato Josivaldo Corrêa, não compareceu à reunião.

Ficou definida, durante a reunião, a participação de quatro candidatos com representação no Congresso Nacional – regra de participação dos candidatos estabelecida pela Rede Globo - no debate, mais um candidato com melhor colocação na pesquisa de intenção de voto que será encomendada pela TV Mirante ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), no mês de setembro. Com a regra, os candidatos do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) e do PCB poderiam participar do debate. Pela TV Mirante, dois critérios serão utilizados para a participação de um desses candidatos no debate: o pela pesquisa Ibope, em primeiro lugar, e, em caso de empate na pesquisa de intenção, o segundo critério será o sorteio. Durante a reunião, o representante do PSTU argumentou os critérios e informou que recorrerá, na Justiça Eleitoral, caso o candidato do partido não participe do debate.

Pelas regras, o debate terá quatro blocos, e um bloco adicional para as considerações finais. Nos blocos, candidatos farão perguntas – abertas e temáticas, definidas por sorteio – entre si, com tempo para réplica, tréplica e direito de resposta, caso necessário. Os temas ainda serão definidos em outra reunião entre os representantes dos partidos políticos, que ainda será marcada. Para o direito de reposta, o pedido deverá ser feito pelo candidato que se sentiu ofendido no mesmo bloco. O direito de resposta será dado após avaliação da Direção de Jornalismo da emissora.

A posição dos candidatos no estúdio da TV Mirante será definida por meio de sorteio, que será realizado uma hora antes da realização do debate. Em caso de ausência de um dos candidatos, ficou definido que a pergunta será dirigida ao candidato ausente, e o candidato que fez a pergunta terá o tempo da tréplica para falar sobre o assunto. O último bloco, onde serão feitas as considerações finais pelos candidatos, terá o tempo flexibilizado, podendo ser maior ou menor que o esperado, para adequação do debate à grade de programação da Rede Globo. O jornalista que irá mediar o debate ainda não foi definido.

Com consenso de todos os representantes, ficou acordado que cada candidato poderá estar acompanhado por apenas o candidato a vice-governador e mais cinco assessores. O acesso ao estúdio será autorizado apenas nos intervalos entre os blocos e apenas dois assessores terão acesso ao candidato.

A TV Mirante definiu que não serão feitas coberturas, reportagens ou entrevistas sobre o debate entre os candidatos. O debate ocorrerá no dia 28 de setembro, logo após a novela Passione. As regras do debate ainda serão discutidas, em outra reunião, com os representantes legais dos partidos, onde serão assinadas para o envio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.