Maranhão

Atividades do Hemonúcleo de Pinheiro serão reativadas

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - O Hemonúcleo de Pinheiro, que estava desativado há quatro anos, deve retomar a sua operacionalização até o final deste mês. Foi o que garantiu o secretário de Estado de Saúde, José Márcio Leite, em reunião, na sexta-feira (9), com vereadores e secretários de saúde de municípios da Regional de Pinheiro.

“Estamos atendendo ao pleito dos vereadores da Região da Baixada no momento em que já vínhamos ultimando as providências para colocar em operação este importante Hemonúcleo”, destacou o gestor estadual.

Um dos pontos altos da reunião, que contou com a presença da médica Ana Ranoy, que está respondendo pela Supervisão do Hemomar, foi a questão relacionada a recursos humanos. Para o Hemonúcleo funcionar é necessário a disponibilidade de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, assistente social, entre outros.

Sobre isso, o secretário José Márcio informou que a Supervisão de Recursos Humanos da SES já está verificando a situação de profissionais do quadro da Saúde do Estado, que trabalham atualmente na Regional de Pinheiro. O objetivo é checar a disponibilidade destes profissionais para uma possível lotação no Hemonúcleo.

O gestor estadual acrescentou ainda que o prédio do Hemonúcleo passará por uma pequena reforma para garantir as condições adequadas de funcionamento do serviço de saúde, que será referência não só no que diz respeito à captação de doadores e coleta sangue, mas também para a disponibilização dos fatores de coagulação aos municípios da região.

“A previsão é que até o dia 30 de julho, o Hemonúcleo já esteja em atividade. Até lá, teremos tempo para concluir os ajustes necessários”, frisou o secretário José Márcio Leite.

Também participaram da reunião, os vereadores Carlos Alberto Soares (Beto de Ribão) e José Menezes, ambos de Pinheiro e de Guimarães, Diego Castro, e o secretário de Saúde de Palmeirândia, Wiliam Guimarães.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.