Educação

Programa "Conversando com a Escola" será lançado em Pinheiro

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h52

SÃO LUÍS - Com o objetivo de criar um espaço permanente e sistemático de discussão acerca da situação das escolas públicas estaduais e pensar coletivamente em alternativas e ações para se alcançar o modelo de escola ideal, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia, nesta sexta-feira, (9), o programa "Conversando com a Escola", no município de Pinheiro.

Cerca de 160 gestores escolares e supervisores das escolas da Unidade Regional de Educação de Pinheiro e de Viana se reunirão com o secretário de Estado da Educação, Anselmo Raposo e com a administração superior da Seduc, neste primeiro momento, para debaterem sobre a realidade em que as escolas locais se encontram e as propostas para melhoria da qualidade do ensino nas unidades de ensino.

Segundo Anselmo Raposo, a aproximação entre a Seduc e as escolas é fundamental para a elevação a qualidade da educação no estado. "Acredito que o envolvimento de todos os atores que fazem a escola acontecer - gestores, secretários, professores, alunos e seus familiares - é a condição indispensável para se fazer a educação que o Maranhão precisa", afirma o secretário.

O programa terá abrangência em todos os 217 municípios do estado. Nesta fase inicial, o público alvo serão os diretores, adjuntos e supervisores. A partir de 2011, as ações serão ampliadas para toda a comunidade escolar.

Outro foco do "Conversando com a Escola" segundo o coordenador Paulo Roberto, é diminuir e até erradicar a evasão escolar. "A Seduc quer envolver a todos os partícipes da educação a fim de que eles se comprometam com a educação de suas unidades de ensino. Este é um caminho para fazer com que os alunos se sintam mais próximos de suas escolas e assim, se sintam mais motivados a mudar a história da educação do Maranhão", ressalta.

Os encontros serão divididos em quatro grandes grupos temáticos: Infraestrutura e Recursos Pedagógicos; Gestão de Talentos; Ensino com Foco na Qualidade e Relações Interpessoais. Ao final, cada grupo irá expor seus relatórios e sínteses.

"Só teremos um Maranhão forte e desenvolvido quando tivermos uma educação que, antes de ser estatal, seja verdadeiramente pública e compartilhada por todos como um exercício constante de cidadania", afirmou Anselmo Raposo.

Fonte: Seduc.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.