Economia

Bacia do Parnaíba pode ter gás natural e óleo

Petrobras requereu licenças prévia e de operação para atividades de pesquisa sísmica na região.

Ribamar Cunha, O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h54

SÃO LUÍS - A Petrobras requereu à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) licenças prévia e de operação para desenvolver atividade de pesquisa sísmica terrestre 2D (em duas dimensões) em blocos na Bacia do Parnaíba. Há uma grande expectativa de a região acumular uma província de gás natural e óleo.

O requerimento à Sema foi dado entrada em 15 de abril e a Petrobras está aguardando licenciamento para iniciar as atividades sísmica, de pesquisa fundamental na indicação do caminho para a perfuração e análise de possíveis reservatórios onde se concentram o petróleo e gás natural.

A sísmica será realizada em dois blocos que a Petrobras adquiriu em parceria com a Vale e a americana Devon Energy, pelo valor total de R$ 298 mil, na 9ª Rodada de Licitação de blocos exploratórios de petróleo e gás natural em áreas terrestres na Bacia do Parnaíba, realizado dia 27 de novembro de 2007, pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Conforme foi informado à Sema, a pesquisa sísmica da Petrobras será desenvolvida em áreas de 15 municípios maranhenses que estão na abrangência da Bacia do Parnaíba.

A perspectiva de se achar gás natural e óleo na Bacia do Parnaíba também chamou a atenção da OGX Petróleo e Gás, que desde o início do ano está realizando pesquisa sísmica na região, onde a empresa adquiriu 70% de sete blocos da que foram adquiridos pela Petra Energia S.A, na 9ª Rodada de Licitações da ANP.

Segundo informações da Superintendência de Fiscalização e Defesa dos Recursos Naturais da Sema, a OGX, do empresário Eike Batista, já realizou sísmicas 2D e 3D nas regiões de Santo Antonio dos Lopes e Capinzal do Norte.

A próxima etapa de sísmica a ser realizada pela OGX será nas áreas de abrangência dos municípios de Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Esperantinópolis, Joselândia, São José dos Basílios, Santa Filomena do Maranhão, Presidente Dutra, Dom Pedro e Tuntum.

Segundo o superintendente de Fiscalização e Defesa dos Recursos Naturais da Sema, José Jânio de Castro Lima, a OGX, inclusive, já requereu licença prévia para perfuração do primeiro poço de pesquisa em Capinzal do Norte, região em que a empresa pretende construir uma usina termoelétrica movida a gás natural com capacidade para produzir 1.000 MW de energia elétrica.

No caso da termoelétrica, a OGX também já deu entrada na Sema no processo de Estudos de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA) para a construção da usina.

Municípios abrangidos pela pesquisa sísmica da Petrobras

Capinzal do Norte, Codó, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Governador Luís Rocha, Graça Aranha, Presidente Dutra, Santa Filomena do Maranhão, São Domingos do Maranhão, São João do Sóter, São José dos Basílios, Senador Alexandre Costa e Tuntum.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.