Eleições na Adepol

Gustavo Alencar fala sobre propostas para a Adepol

Candidato apresentou suas propostas em entrevista no programa Ponto Final, da rádio Mirante AM.

Imirante, com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 12h55

SÃO LUÍS – SÃO LUÍS - Na próxima sexta-feira (7), será realizada a eleição para a diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Maranhão (Adepol/MA) biênio 2010/2012. Concorrem à presidência os delegados Gustavo Bezerra de Alencar, com a chapa "Qualidade sempre na Adepol", e Marconi Chaves Lima, com a chapa "Renovar - O preço da paz é a eterna vigilância".

Em entrevistas ao programa Ponto Final, com Roberto Fernandes, na rádio Mirante AM, os dois candidatos defenderam suas candidaturas e falaram sobre suas propostas de campanha.

Na terça-feira (4), a entrevista foi com Marconi Chaves Lima. Entre as suas prioridades de campanha estão: ajuizamentos de ações de classe em relação a diversos problemas, criação de uma comissão de associados para reformar o estatuto da Adepol, medidas para manter os associados informados pelos sites e e-mails, promover eventos, lazer e entretenimento aos associados e lutar pela separação funcional entre a Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil.

Nesta quarta-feira (5), a entrevista foi com o candidato Gustavo Bezerra de Alencar. Suas prioridades são: isonomia de salário, oferecer prerrogativas e direitos, tendo escritórios de advocacia credenciados para assistência jurídica imediata quando necessária, lutar pela autonomia administrativa, financeira e operacional da Polícia Civil, valorização profissional, conclusão e manutenção da sede recreativa da Adepol.

Mais informações no site da Adepol/ MA.

Em entrevista ao programa Ponto Final, da rádio Mirante AM, desta quarta-feira (5), o delegado Gustavo Bezerra de Alencar, candidato à presidência da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol), na chapa "Qualidade Sempre na Adepol", afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho realizado na gestão do ex-presidente Marcos José de Moraes Affonso Júnior, que renunciou ao cargo para assumir a chefia da Superintendência de Investigação Criminal (Seic) do Estado.

Ele afirmou que nunca teve o desejo de participar das eleições para a presidência da Adepol, mas o que o levou à candidatura foi o fato de se ter criado um "vácuo" com a desistência do delegado Affonso a concorrer ao terceiro mandato como presidente da associação. "Nós entendemos que a Adepol, na gestão do doutor Affonso, se tornou uma outra Adepol. Se tornou uma Adepol respeitada. Se tornou uma Adepol voltada, realmente, para os interesses da categoria, deixando de lado qualquer política partidária que pudesse atrapalhar o desempenho da Associação", disse.

A proposta do candidato é baseada em seis eixos principais, entre elas, a questão salarial dos policiais civis. Segundo ele, algumas ações já estão em andamento, como a questão da isonomia com os procuradores.

Outra proposta da chapa é a "interiorização" da Associação, com a construção de um escritório da Adepol na cidade de Imperatriz e outro na cidade de Timon ou Caxias. Segundo ele, "a Adepol não é feita só com delegados da capital, ela é feita também com delegados do interior". Para isso, a gestão do delegado Gustavo Alencar quer ampliar a comunicação da Associação com os delegados do interior.

A gestão pretende, ainda, fazer convênios para oferecer, à categoria, palestras e cursos superiores e de pós-graduação. Ele quer, ainda, fazer valer a gratificação de qualificação, prevista pelo Estatuto do Servidor Público do Maranhão, o que, segundo o delegado, estimularia o aprimoramento dos servidores.

O candidato afirmou, também, na entrevista, que outra prioridade da gestão será a implementação da gratificação por insalubridade extensiva.

Eleições na Adepol

A eleição para escolha do presidente da Adepol ocorre nesta sexta-feira (7), das 8h às 17h. As urnas estarão espalhadas em seis regionais, incluindo os municípios de Santa Inês, Caxias, Balsas, Pinheiro, Presidente Dutra e Imperatriz, além de São Luís. Concorre, também, ao cargo, o delegado Marconi Chaves Lima, na chapa "Renovar - O Preço da Paz e a Eterna Vigilância".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.