Gripe A

Começa vacinação de jovens entre 20 a 29 anos

Nesta terceira fase, a meta é imunizar mais de um milhão de jovens no Maranhão.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h57

SÃO LUÍS - A terceira etapa da vacinação contra a gripe A (H1N1) inicia-se hoje no Maranhão. Desta vez, a etapa de imunização, que vai até o dia 23 deste mês, é destinada a jovens de 20 a 29 anos. Na terceira fase, a campanha tem como meta imunizar 1.302.492 jovens na faixa etária de vacinação que também corresponde aos grupos prioritários propostos pelo Ministério da Saúde. A inclusão desse grupo entre as prioridades deveu-se aos elevados índices da doença registrados no ano passado.

Para a realização da campanha no Maranhão, foram enviados desde a quinta-feira última, cerca de 720 mil doses da vacinas. A previsão é que até o início da próxima semana cheguem às demais 712 mil doses para fechar o total estimado previsto para esta fase.

Segundo a coordenação do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante o período de vacinação, em todos os postos de saúdes será exigido documento de identificação que comprovem a idade. No entanto, durante o período, crianças de 6 meses a 2 anos de idade que não foram vacinadas poderão ser imunizadas também.

No caso de doentes crônicos (pessoas com problemas graves de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para Aids, câncer ou os chamados obesos) com menos de 60 anos de idade serão vacinados em postos de vacinação exclusivos para atender a esse tipo de caso. Eles também precisam apresentar documentos de identificação e carteira de vacinação. Já as gestantes que não foram vacinadas podem ser imunizadas durante todas as etapas da campanha, que se estende até o dia 21 de maio, mas também nos postos de atendimentos específicos.

Os postos específicos são:

- Unidade mista do São Bernardo

- Unidade mista da Vila Luizão

- Unidade mista do Itaqui-Bacanga

- Unidade mista do Bequimão

- Centro de saúde Paulo Ramos

- Centro de saúde Genésio Rego

Números

Coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com os 217 municípios maranhenses, a campanha de vacinação no Maranhão foi iniciada no dia 20 de março e já imunizou cerca de 500 mil pessoas, entre profissionais da saúde, indígenas, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças de 6 meses a 2 anos de idade. No Brasil, os índices de vacinação já chegam perto de 7, 5 milhões de pessoas.

Durante a semana, a coordenadora nacional de Estratégia de Vacinação da Influenza (H1N1), Silvia Viana, esteve em São Luís e destacou o bom desempenho do Estado na articulação de estratégias para evitar um possível surto da doença, destacando, principalmente, a realização de mutirões. "A capital é que detém a maior população e por isso merece destaque na ação. A SES está buscando ainda uma integração completa com os municípios e agora só precisa melhorar o seu registro", disse ela.

Foto: Douglas Junior

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.