Saúde

Ceste inaugura postos de saúde em Estreito e Aguiarnópolis (TO)

Atualizada em 27/03/2022 às 13h00

SÃO LUÍS - Promover o desenvolvimento sustentável na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito é um dos compromissos sociais do Consórcio Estreito Energia (Ceste) com os 12 municípios localizados nos estados do Maranhão e Tocantins alcançados pelas obras do empreendimento. Nesse sentido, dois postos de saúde foram entregues à população nos municípios de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO). As solenidades de inauguração dos novos prédios públicos contaram com a participação de representantes do Ceste e autoridades municipais do executivo e legislativo.

As duas obras integram o Termo de Compromisso Mútuo (TCM) existente entre o Consórcio Estreito Energia e os municípios da área de influência direta da UHE Estreito. Em Aguiarnópolis, além do prédio, o Ceste doou todo o mobiliário hospitalar e de escritório. A mesma ação foi realizada pelo Consórcio para a Prefeitura de Estreito, durante a ampliação do Hospital Municipal de Estreito, em abril de 2008.

“A entrega dos postos de saúde de Estreito e Aguiarnópolis demonstra o respeito e a preocupação do Ceste em apoiar os municípios, especialmente na área de saúde pública”, relata o diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Ceste, Dimas Maintinguer.

Para o gerente de Relações Institucionais do Consórcio Estreito Energia, Isac Cunha, a população é a maior beneficiária dos investimentos feitos pelo Ceste nos municípios. “Toda essa dedicação do Ceste em promover saúde e educação é relevante e representa um ganho fundamental para os 12 municípios alcançados pelas obras da UHE Estreito”, opina.

Estreito – Localizado no bairro Alto Bonito, em Estreito (MA), o Posto de Saúde Alto Bonito tem seis amplas salas e seu funcionamento está previsto para iniciar em 15 dias, tão logo seja relocado o mobiliário hoje instalado em um prédio alugado pela Prefeitura, segundo explicou a secretária Municipal de Saúde, Caroline Cutrim Rodrigues.

“Agora poderemos ofertar novos atendimentos – fisioterapia, nutrição, assistência psicológica, por exemplo - porque temos espaço para isso. Além disso, este não será somente mais um posto de saúde: aqui irá funcionar o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de maneira ampliada”, comentou Caroline Cutrim Rodrigues, destacando a importância de manter parceiros como o Ceste, que vem proporcionando bons serviços à cidade.

Aguiarnópolis – Para o prefeito de Aguiarnópolis, José Rubens Cabral, a inauguração do Posto de Saúde do município possibilita que os moradores da cidade tenham o atendimento que merecem. “Aguiarnópolis agora tem um posto de saúde a sua altura e temos muito que agradecer à parceria do Ceste por isso”, ressaltou o Prefeito. José Rubens Cabral aproveitando para pedir que a população lembre que o prédio trata-se de um bem público, e como tal, merece ser bem cuidado e conservado por todos.

No Posto de Saúde de Aguiarnópolis serão ofertadas consultas médicas, odontológicas e exames de ultra-som.

Fonte: Assessoria

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.