Parceria

UFMA capacitará jovens para Refinaria Premium

Refinaria Premim deve criar 132 mil postos de trabalho no Maranhão.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h01

SÃO LUÍS - O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Refinaria Premium, foi enfático: é necessário firmar parcerias para formar mão-de-obra local para trabalhar na refinaria. Com esse objetivo é que a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) firmou parcerias para capacitar 3.600 jovens para o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

Estudantes do último período dos cursos de Letras e de Matemática, sob orientação de professores dos cursos, ministrarão aulas de português, matemática e raciocínio lógico para os jovens de famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família em São Luís, São José de Ribamar e Santa Rita.

O curso preparatório criará estratégias pedagógicas de reforço e nivelamento nessas disciplinas. Além dessa vantagem, os 3.600 jovens receberão kits educativos e cesta básica. As aulas são realizadas nos municípios durante as férias escolares.

Para Natalino, as instituições de ensino devem se preparar desde já para oferecer mão de obra qualificada e especializada no Maranhão. “A UFMA vai ser uma parceira fundamental pelos cursos oferecidos e pela qualificação do corpo docente. Hoje, 75% do corpo docente da UFMA é formado por mestres e doutores. Nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento do Estado”, afirmou

De acordo com informações do governo do Maranhão, na primeira fase estarão trabalhando 11 mil pessoas. No pico da obra, em 2012, estima-se o contingente seja de 26 mil trabalhadores. O Prominp, por meio dos seus cursos técnicos, médio e básico, irá capacitar profissionais da região nas seguintes áreas: engenharia, gerência de empreendimentos, eletricidade, encanamento, pintura, entre outras.

Cursos de Especialização

A Universidade está articulando junto ao Prominp a criação de dois cursos de especialização nas áreas de instalações elétricas e segurança e meio ambiente. Até abril será iniciado, com apoio da Univima e a Secretaria de Ciência e Tecnologia, o de Biocombustíveis na modalidade a distância. Posteriormente será lançado o de Petróleo e Gás, também a distância. Esses cursos devem atender uma demanda de mais de 500 profissionais nessas áreas.

As informações são da Ascom/UFMA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.