Maranhão

Tegram atenderá 15 milhões de toneladas de grãos

O Terminal de Grãos, orçado aproximadamente em R$ 300 milhões, está previsto para começar em 2012.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h02

SÃO LUÍS - O projeto do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) será apresentado, na terça-feira (12), no auditório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), ao setor produtivo. A 1ª Reunião Técnica sobre o terminal deve concentrar gestores públicos, empresários e entidades de classe interessados no desenvolvimento do agronegócio maranhense. O evento será coordenado pelo presidente da Emap, Hermes Luís Ferreira, e pelo diretor de Planejamento e Desenvolvimento, Daniel Vinent.

O Tegram, orçado aproximadamente em R$ 300 milhões, está previsto para começar em 2012. O projeto prevê uma capacidade final de atendimento de 15 milhões de toneladas de grãos e farelo. Para a primeira fase da implementação, a Autoridade Portuária disponibilizará, inicialmente, um terreno de cerca de 100.000m² para acomodar os armazéns e a infraestrutura de recepção rodoviária. A ferrovia Norte-Sul será a responsável por trazer um considerável volume de grãos que se interconectará com os armazéns por meio do sistema de recepção ferroviária para, posteriormente, ser expedido por correias transportadoras rumo ao navio, que atracará no berço 103, onde a profundidade será de 15m.

Na segunda fase, que se antecipará a um processo previsível de aumento de demanda, o projeto prevê o encaminhamento de correias transportadoras rumo ao Píer 100, atualmente em construção e, ao mesmo tempo, a possibilidade de se construir novos armazéns em terreno dentro dos limites da Emap, integrados à área industrial, interligado ao sistema existente de expedição. Novos sistemas de recepção ferroviária poderão ser acomodados dentro desta área. Por fim, já numa terceira fase, o escoamento alcançará um novo píer no sentido sul, o futuro píer 99.

Com informações da Secom/Governo do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.