Olimpíada de Geografia

Maranhense fica entre os 20 melhores em competição nacional

Para o estudante maranhense Marcos Santana de Oliveira, o seu desempenho foi muito bom.

Paulo de Tarso Jr./Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h04

SÃO LUÍS - O estudante maranhense Marcos Santana de Oliveira, de 15 anos, que participou do Desafio National Geographic 2009, a maior Olimpíada de Geografia do Brasil, não conseguiu ser o campeão da competição nacional. No entanto, o estudante da Associação Educacional Professora Noronha, da cidade de Dom Pedro, disse estar feliz, uma vez que foi um dos 20 finalistas do desafio, que contou com a participação de 276 mil alunos de todas as regiões do país.

- Ficou a sensação de dever cumprido. Fiz uma boa prova de múltipla escolha, produzi um texto de qualidade em relação ao trabalho de campo. Estou feliz – disse Marcos.

Quem também ficou bastante satisfeito com o desempenho de Marcos, foi o professor de Geografia Vagner Barbosa de Lima, da Associação Educacional Professora Noronha. De acordo com ele, só de ver seu aluno entre os melhores estudantes do Brasil, já é uma grande satisfação.

- O desafio foi uma experiência muito interessante. Fiquei muito orgulhoso de ver meu aluno ter sido o único representante do Maranhão a participar de um evento tão grandioso coordenado pela Editora Abril e National Geographic. Quanto ao resultado, foi o que menos importou para nós, haja vista que todos os alunos que ali estiveram já se sentiram vencedores.

Na fase final da competição, os 20 finalistas participaram de duas provas de múltipla escolha com 25 questões cada. Além disso, os estudantes ainda responderam um questionamento sobre uma pesquisa de campo realizada na Vila de Parapiacaba, em São Paulo.

O grande vencedor do Desafio National Geographic 2009 foi o estudante Lucas Silva Souza, do- Colégio Termomecânica. Em segundo lugar ficou Izaú Gomes Querino Rodrigues Neto,, do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (DF). Hugo Demattos Nogueira, do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, ficou na terceira posição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.