Grande São Luís

Fórum Metropolitano ocorre neste sábado, em Paço do Lumiar

Durante o evento, prefeitos assinam o pacto de gestão compartilhada entre São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS – Ocorre, neste sábado (14), em Paço do Lumiar, mais um Fórum Metropolitano da Grande São Luís, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Maranhão (Senge). O objetivo do encontro é formar comitês locais para atuar junto ao poder público no sentido de garantir a gestão compartilhada das cidades da Região Metropolitana da Grande São Luís, além de discutir o desenvolvimento econômico, a justiça social e a preservação ambiental do território em favor dos habitantes de São Luís, Alcântara, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Durante o evento, os prefeitos Luis Fernando Silva (DEM) e Bia Venâncio (PDT) assinam o pacto de gestão compartilhada entre as prefeituras de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, com o objetivo de melhorar os serviços de limpeza pública e iluminação pública em bairros situados nas áreas limítrofes entre os dois municípios.

Sobre o assunto, a prefeita Bia Venâncio falou ao programa Ponto Final, da rádio Mirante AM. Ouça uma parte da entrevista clicando em ‘áudio’.

Participam, dos debates, o deputado estadual Alberto Franco (PSDB); o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, Washington Rio Branco; o secretário municipal de Trânsito e Transporte da São Luís, José de Ribamar Oliveira Filho; o vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (seção Maranhão), Carlos Rogério Santos Araújo; além de lideranças comunitárias de Paço do Lumiar.

O Fórum Metropolitano da Grande São Luís tem início às 8h, no Salão Paroquial da Igreja Sagrada Família, na Avenida IV, Conjunto Maiobão.

Confira a programação completa do Fórum Metropolitano da Grande São Luís:

8h – Credenciamento e Adesão ao Fórum Metropolitano da Grande São Luis.

9h – Solenidade de Abertura (Bia Venâncio, Prefeita de Paço do Lumiar e Odinéa Ribeiro, Presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Maranhão).

9h35 – Palestra – A Gestão Metropolitana dos Recursos Naturais da Grande São Luis – Washington Rio Branco, Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão.

9h55 – Palestra – Realidade e Perspectivas do Sistema de Transporte Metropolitano da Grande São Luis – José de Ribamar Oliveira Filho, Secretário Municipal de Trânsito e Transporte de São Luís.

10h15 – Visão Comunitária da Metropolização da Grade São Luis – Pronunciamento das Lideranças Comunitárias de Paço do Lumiar – Transporte, Moradia e Produção Rural.

10h35 – Intervalo.

11h – Palestra – A Gestão Compartilhada dos Resíduos Sólidos em Regiões Metropolitanas – Carlos Rogério Santos Araújo – Vice – Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Maranhão.

11h20 – Celebração de Convênio de Cooperacão Técnica entre Prefeitura do Paço do Lumiar e Universidade Estadual do Maranhão – José Augusto Silva Oliveira, Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Maranhão e Bia Venâncio, Prefeita de Paço do Lumiar.

11h40 – Leitura da Carta Metropolitana de São José de Ribamar – Ailton Silva Samenezes, Presidente do Comitê Rural de São José de Ribamar.

11h50 – Constituição do Comitê de Paço do Lumiar - Frederico Lago Burnett, Consultor do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Maranhão.

12h – Pronunciamento dos Prefeitos integrantes e do entorno da Região Metropolitana da Grande São Luis e autoridades presentes.

13h – Encerramento – Bia Venâncio, prefeita de Paço do Lumiar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.