Minas e Energia

Em São Luís, Lobão confirma causas de blecaute

O ministro disse, novamente, que o apagão foi causado por fenômenos atmosféricos.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h05

SÃO LUÍS - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou, novamente, nesta sexta-feira (13), em São Luís, que as causas do blecaute ocorrido na útima terça-feira (10) foram fortes chuvas, raios e ventos, rebatendo as especulações que ainda estão sendo feitas sobre o incidente. O ministro pontuou que blecautes como esse último já aconteceram outras vezes no Brasil e que, possivelmente, não será o último.

"Blecautes como esse que aconteceu no Brasil ocorrem no mundo inteiro, em países como os da Europa, que são bem desenvolvidos. Tóquio passa por isso. New York, que recebe milhares de pessoas, passou por isso recentemente, ficando cerca de quatro dias sem energia. Aqui no Brasil, algumas cidades ficaram 15 minutos; São Paulo e Rio de Janeiro, três horas, o que não é bom, claro", ressaltou o ministro Edison Lobão, em conversa com a imprensa, durante a sua participação na 3ª Semana de Administração da Universidade Federal do Maranhão, na Assembleia Legislativa.

O ministro de Minas e Energia explicou que o Brasil é um dos países que concentra o maior número de fenômenos atmosféricos do mundo e que, na região onde aconteceu o desligamento do sistema elétrico é uma das que tem grande concentração desses fenômenos. "Em razão de fortes chuvas, ventos e raios houve a queda do sistema que vai de Itaipu para São Paulo e gerou, em efeito dominó, a queda de outros sistemas. Na medida que caem as transmissões, o sistema está se autodefendendo. Não fosse isso, seria um desastre muito maior. Felizmente foi possível restaurar todo o sistema em três horas", disse o Edison Lobão.

Luz para Todos

Durante esta tarde de sexta-feira, o ministro Edison Lobão participa de uma reunião de avaliação do programa federal Luz para Todos no Maranhão. Em relação ao assunto, ele adiantou que os números são positivos. "O programa no Maranhão é altamente positivo. Mais de um milhão de maranhenses já foram atendidos pelo programa e vamos prosseguir até o dia 31 de dezembro do ano que vem, ampliando e estendo as redes", frisou o ministro, elogiando o programa estadual "Viva Luz", que funcionará como parceiro do programa federal.

Em relação à Refinaria Premium, Edison Lobão adiantou que serão realizadas outras audiências públicas sobre o empreendimento nos municípios vizinhos à Bacabeira e que já foi concluída a licitação para a remoção de vegetal. "A licitação já tem ganhadores e estamos na fase de assinatura de contrato. As ações devem começar na próxima semana", revelou o ministro.Assista à reportagem da TV Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.