Frota

Maranhão tem mais de 77 mil veículos novos

De janeiro a setembro, frota de veículos foi renovada em 77.503 unidades.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - De janeiro a setembro deste ano, a frota de veículos do Maranhão foi renovada em 77.503 unidades. O número é 15% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Nos primeiros nove meses de 2008, 66.014 veículos passaram a circular nas ruas e avenidas da capital. O número de emplacamentos registrados em setembro deste ano foi de 10.773 veículos, o segundo maior índice registrado até agora. O mês em que foram emplacados mais veículos, em 2009, foi julho, com 11.371 unidades.

Os dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostram, também, que o número de motocicletas que entraram em circulação é maior do que o de carros em São Luís. São 39.783 motos, para 23.828 carros. O número de motos equivale a 51,33% do quantitativo de veículos novos em circulação, dado que confirma uma realidade típica da região Nordeste: pelo preço e praticidade no trânsito, as motos têm preferência entre os nordestinos.

O diretor-geral do Detran, Flávio Trindade, acredita que o aumento contínuo da frota de veículos no Maranhão é resultado da melhoria do nível de renda dos maranhenses. "No Maranhão, há uma demanda reprimida que, pela melhoria dos indicadores sócio-econômicos em todo o Brasil nos últimos anos, aos poucos está sendo resolvida. Além disso, há maior facilidade ao crédito. Dessa forma, os que já têm um veículo compram um melhor. Os que não têm estão aos pouco tendo acesso ao primeiro carro ou moto", analisou o diretor.

Somente na capital, cerca de 10 mil veículos entram em circulação anualmente, mostrando um crescimento de 7% da frota de São Luís a cada ano. A frota de carros da capital é de 225.926 unidades. A tendência de crescimento constante faz com que o Detran tenha a necessidade de reforçar seu quadro de pessoal, a fim de suportar a demanda. Segundo Flávio Trindade, o último concurso para preenchimento de cargos no órgão foi realizado em 1974 e dos 12 aprovados apenas nove ainda estão na ativa.

Números

A frota do Maranhão já é de 649.457 veículos. Em média, existe um para cada 9 pessoas em todo o Estado, considerando informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo dados do Detran, as maiores frotas do Estado estão nos municípios de São Luís, Imperatriz, Caxias, Balsas e Bacabal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.