Segurança

Cutrim abre Jornada de Direitos Humanos

Evento prossegue até esta quinta-feira (29).

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 13h06

SÃO LUÍS - O secretário de Segurança Pública, Raimundo Cutrim, abriu, nesta segunda-feira (26), a Jornada Formativa de Direitos Humanos em Segurança Pública 2009 em São Luís. O evento é uma promoção da Secretaria de Segurança do Maranhão (SSP) em parceria com o Ministério da Justiça (MJ), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A solenidade aconteceu no Hotel Praia Ponta d’Areia, com a presença também do secretário adjunto de Modernização Institucional, coronel Willian Romão; secretário adjunto de Administração Penitenciária, Carlos James Moreira; comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco e do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Sousa Paiva; delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) no Maranhão, tenente-coronel Adécio Vieira; entre outros representantes de instituições estaduais e federais da área de segurança.

Raimundo Cutrim classificou a realização da Jornada como uma oportunidade inédita para todo o Sistema de Segurança, no momento em que o Maranhão está construindo novos rumos na segurança pública estadual. "Os conhecimentos adquiridos ao longo dos debates e discussões refletirão diretamente no comportamento, na atuação e na capacitação dos nossos policiais, e quem ganha é o cidadão, uma vez que todo esse aprendizado refletirá principalmente melhoria no relacionamento com a sociedade e na humanização das nossas forças operacionais, tornando-os ainda mais conscientes de seus diretos e deveres", destacou.

A Jornada de Direitos Humanos prossegue até esta quinta-feira (29), com a participação de 240 operadores de segurança pública das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Rodoviária Federal, Sistema Penitenciário e Guarda Municipal. Os participantes estão distribuídos em três turmas distintas, ao longo dos dias: 26 e 27 (1ª jornada), 27 e 28 (2ª jornada) e 28 e 29 (3ª jornada), funcionando no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Para ministrar as palestras, a Jornada conta com a presença de especialistas, técnicos e consultores do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Entre eles, a professora Rosa Maria Gross de Almeida, consultora da Senasp e coordenadora das Jornadas de Direitos Humanos; professor Julio Alejandro Quezada Jélvez, coordenador e docente de diversos programas da área de direitos humanos desenvolvidos pelo Ministério da Justiça; e o professor Jefferson Magalhães dos Santos, psicólogo clínico da área de direitos humanos aplicados na formação de agentes de segurança.

A professora Rosa Maria destacou a função dos operadores de segurança pública como agentes de transformação social. Ela lembrou que a Jornada oferece mais um meio de qualificação na área de segurança. "Esse seminário tem como objetivo principal contribuir para a formação de uma cultura nacional de direitos e deveres humanos, cultivando a solidariedade e a paz social entre os integrantes do aparato da segurança pública nos Estados", sintetizou a consultora da Senasp.

A iniciativa vem sendo desenvolvida em todo o Brasil desde 2004, como parte das ações do Projeto Segurança Cidadã do governo federal, e consiste num seminário motivacional e mobilizador, abrindo um espaço de intercâmbio de experiências, discussões e capacitação das forças policiais, fomentando o aprendizado e a formação de conhecimentos sobre temas como Fatores de Desumanização, Direitos Humanos em Segurança Pública e Memória Histórica da Segurança Pública Brasileira.

Com informações da Ascom/SSP.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.